Foi realizado nesta quarta-feira (26), o primeiro encontro do grupo de discussão que vai ajudar no aperfeiçoamento e aprimoramento do programa Começar de Novo, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ideia é tornar o Portal de Oportunidades do CNJ ainda mais acessivo a reeducandos e empresas interessadas em participar do programa. Coordenadora do projeto Começar de Novo em Goiás, Telma Aparecida Alves, participou da reunião, feita por videoconferência, com integrantes do Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais e Maranhão. 

Foram discutidas melhorias que buscam facilitar o acesso de reeducandos ao Portal de Oportunidades; a busca de trabalho feita por eles e a alimentação de dados, além de criar formas para incentivar empresas que tenham interesse na mão-de-obra de um apenado.

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) oferece vagas voltadas para reeducandos dentro da instituição. Atualmente existem cem vagas, das quais 50% delas são destinadas à capital e o restante para o interior do Estado. Ao trabalhador é oferecido um salário mínimo e vale-alimentação.

O programa Começar de Novo, entretanto, conta com mais vagas do que apenados disponíveis. A dificuldade, segundo Telma Alves, é o grau de especialização desses detentos. “Nosso objetivo é incentivar e procurar parceiros para o aprimoramento do reeducando”, observou a juíza. (Texto: Geovane Gomes – Centro de Comunicação Social do TJGO).