Mais de 1,5 mil pessoas devem passar pelo fórum de Aragarças entre hoje (27) e amanhã (28) durante a 3º edição do projeto Justiça Ativa desse ano. O mutirão será realizado com o auxílio de 11 juízes de várias comarcas do Estado de Goiás, promotores de justiça, advogados e servidores. A meta é realizar 275 audiências de natureza cível, criminal e dos juizados especiais.

Para o juiz Bruno Leopoldo Borges Fonseca, diretor do Foro local, esta edição do Justiça Ativa é imprescindível para a comarca de Aragarças, uma vez que ela está desprovida de juiz titular desde 2011. Atualmente, a unidade judiciária tem mais de 10,5 mil processos em andamento.

“A Justiça Ativa ajuda muito na aceleração do trâmite processual. Só se pra ter uma ideia, sem a realização desta edição, estaríamos hoje, marcando novas audiências apenas para o segundo semestre de 2015. A partir de agora, nossa pauta deve ser adiantada em pelo menos seis meses”.

De acordo com o juiz, Aragarças é uma comarca de característica complexa, com alto índice de criminalidade, principalmente relativo ao tráfico de drogas. Além disso, existem muitos processos de origem previdenciária e de conflitos agrários, o que acaba refletindo na alta demanda do judiciário local. "Estamos numa comarca de fronteira e que atende ainda os municípios de Bom Jardim de Goiás e Baliza”, observou. 

Caso resolvido
O trabalhador rural, José Alves da Rocha (foto), (62), foi absolvido da acusação de agressão contra sua ex-companheira. Em audiência de instrução e julgamento o juiz Vinícius Caldas da Gama e Abreu acolheu o pedido do próprio Ministério Público, que entendeu que José Alves atuou em legítima defesa, defendendo-se de injusta agressão pela vítima.

José aguardava uma decisão desde 2011, quando ocorreu o fato. Hoje, às 11 horas da manhã quando saiu da audiência, comemorava sorridente sua liberdade afirmando “agora que tô desocupado da lei, posso ir morar com minha mãe em Belo Horizonte. Tô muito feliz e aqui todo mundo foi muito bom comigo”.(Texto e fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)