O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) alcançou a nota máxima no indicador de Governança em Tecnologia de Informação, segundo relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referente ao ano de 2014. “O quesito demonstra que o Poder Judiciário goiano investiu na implantação das melhores práticas e sistemas existentes no mercado, incluindo capacitação de gestores”, explica o diretor de Informática do TJGO, Antônio Pires.

Em relação ao ano passado, o TJGO conseguiu subir cerca de seis pontos percentuais, estando, agora, entre os sete tribunais melhores pontuados no Brasil nesse quesito. “Foi montado um plano para melhor atender a Justiça do Estado nos próximos quatro anos. Isso aumenta a praticidade e a celeridade do trabalho judiciário”, elucida o diretor de Informática.

Na classificação do CNJ, Goiás também se destacou na automação, que, praticamente, dobrou a nota – de 9,89 passou para 18,71, de um total de 20 pontos. Segundo Antônio Pires, o quesito representa a facilidade com que o usuário da justiça consegue obter informações pelo site, sem precisar se deslocar aos fóruns ou ao TJGO, e a transparência e facilidade de acesso aos sistemas processuais.

Pessoal

Na classificação geral, o TJGO foi o 16º colocado entre os demais tribunais do país, com resultado avaliado como satisfatório - o que representa um avanço de sete posições em relação ao ano passado. A menor nota foi atribuída à quantidade de servidores na área Tecnologia da Informação, ponto que deve ser, em breve, solucionado com a homologação do concurso público unificado, promovido em outubro de 2014. “Serão nomeados 18 novos funcionários para atuar com TI. Isso demonstra a preocupação da gestão atual em melhorar as condições de trabalho e investir nesse âmbito”, salienta o diretor de Informática. De acordo com ele, com a entrada do pessoal, “o TJGO deverá ficar entre os 10 melhores tribunais na próxima classificação do CNJ”. Confira resultado integral. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)