Em sessão da Corte Especial, realizada nesta quarta-feira (28), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, entregou aos desembargadores, presentes no plenário, o Relatório de Gestão 2013/2015, elaborado pela Secretaria de Gestão Estratégica (SGE). O material apresenta o resultado das 27 metas institucionais do TJGO, que serviram de alinhamento ao trabalho realizado no Poder Judiciário nos últimos dois anos, e destaca os principais programas, projetos e ações desenvolvidas nesse período.

O secretário de Gestão Estratégica (SGE), Leonardo Rodrigues de Carvalho, informou que entre os resultados listados está o panorama do cumprimento das metas do TJGO. Segundo ele, em outubro de 2014, por exemplo, o Tribunal possuía 81,5% de suas metas tidas como aceitáveis, com apenas 18,5% consideradas como críticas. “Já a projeção para janeiro deste ano é de 89, 9% das metas em situação aceitável e somente 11,1% críticas”, destacou.

Outros dados positivos do biênio 2013/2015 estão em destaque no relatório. É o caso do cumprimento de 108,44% de produtividade da Meta 1 em outubro do ano passado - que representa julgamento de mais processos de conhecimento do que os distribuídos por ano. Nesse sentido, vários programas, projetos e ações foram desenvolvidos, por meio do comprometimento de magistrados e servidores, com o reconhecimento pelo CNJ no Relatório Justiça em números 2014 (ano-base 2013), inclusive com o melhor índice de Produtividade Comparada (IPCJus) dentre os Tribunais de Médio Porte.

O TJGO também é referência na Meta 3 do CNJ, que estabelece aos poderes judiciários estaduais a aplicação de parâmetros objetivos de distribuição da força de trabalho, vinculados à demanda de processos, com garantia de estrutura mínima das unidades da área fim. Em outubro de 2014, a instituição conseguiu cumprir 55,55% da meta. “Todos os resultados alcançados em cada meta, assim como programas, projetos e ações foram divulgados no material, como forma de prestar contas para magistrados, servidores e toda sociedade”, ressaltou Leonardo.

Distribuição
Com informações objetivas, claras e de fácil leitura, o relatório será entregue a todos os desembargadores, juízes substitutos em segundo grau, juízes-auxiliares da Presidência e da Corregedoria-Geral de Justiça, juízes e diretores de foro, diretores de área, Corregedoria-Geral de Justiça, além de todos os Tribunais de Justiça, Governo de Goiás, Ministério Público de Goiás, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Assembleia Legislativa, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). O material estará disponível ainda nas bibliotecas do TJGO, públicas, da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e também para consulta no site do Tribunal de Justiça. (Texto: Fernando Dantas / Foto: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)