A tríade formada pelo Poder Judiciário, Ministério Público e advogados, com o objetivo de atender a sociedade e garantir a cidadania pautaram os discursos do Procurador-Geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira (foto), e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Goiás (OAB-GO), Sebastião Macalé, que representaram suas respectivas entidades na cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), realizada neste domingo (1º).

"O Judiciário, por essência, é um poder que se alicerça na interação com esses outros atores. A Justiça não pode ser autossuficiente, porque só se manifesta no olhar atento e interessado em relação ao outro. Nessa capacidade de escutar, de compreender as demandas alheias reside a força do Poder Judiciário", discursou Machado, sobre a parceria entre o órgão ministerial e o TJGO, que já vem fortificada de gestões anteriores. “Essa sintonia de propósitos se delineia num limiar que vai além das demandas diárias e rotineiras, do dia a dia dos fóruns e varas judiciais. Ela se configura em metas e objetivos comuns, que buscam atender aos anseios mais urgentes e imediatos dos cidadãos”.

Para o procurador, o anseio do MPGO é continuar como parceiro do TJGO. “O Ministério Público estará sempre pronto para apoiar os magistrados goianos em sua luta diuturna para fazer valer a Justiça. É o que temos feito ao longo dos anos – lutado, ao lado de vocês, os 'bons combates', aqueles que se alinham à causa da cidadania e da defesa do interesse coletivo”.

O crescente acesso à informação na sociedade contribuiu para que mais pessoas ficassem cientes de seus direitos e deveres. Em consequência, a Justiça vem sendo ainda mais buscada para fazer valer essas prerrogativas, conforme Sebastião Macalé (foto) frisou em seu discurso. “O cidadão passou a exercer a cidadania, o que é salutar, e faz com que o Direito seja cada vez mais valorizado. Nós, advogados, juízes e membros do Ministério Público somos elementos ativos dessa dinâmica social. A nossa missão é, então, fazer um Judiciário que funcione em sintonia com amplitude de suas relevantíssimas funções e atribuições, como um Poder que esteja presente no dia a dia do cidadão em tempo integral e no momento em que ele precise, com juízes, promotores e advogados disponíveis a todo instante”.

Confiança
Ambos relembraram a gestão anterior e parabenizaram os antecessores, Ney Teles de Paula, Carlos Escher e Nelma Perillo, por seus trabalhos desempenhados. “Conquistas foram alcançadas de forma serena e equilibrada, sempre com foco na busca do aprimoramento institucional, com a consequente melhoria dos serviços prestados à população”, conforme frisou o Procurador-Geral de Justiça.

A trajetória ilibada dos magistrados empossados na cerimônia foi também destacada pelos discursantes. Sebastião Macalé elogiou a ética e a dedicação dos dirigentes, em especial do novo presidente, desembargador Leobino. Em citação ao autor de várias obras do Direito, Dalmo de Abreu Dallari, o presidente a OAB-GO traçou o perfil dos novos dirigentes. “Juízes mais conscientes de seu papel social e de sua responsabilidade estão assumindo a liderança de um processo de reformas, tendo por objetivo dar ao Judiciário a organização e a postura necessárias para que ele cumpra a função de garantidor de direitos e distribuidor de Justiça. O juiz é mais do que simples guardião e executor de meras formalidades legais, assegurando os direitos de todos e não os privilégios de alguns. Ele será realmente útil na implantação e preservação de uma sociedade democrática”. (Texto: Lilian Cury – Fotos: Aline Caetano e Wagner Soares)