Um reeducando da comarca de Cocalzinho de Goiás fez, nesta quinta-feira (19), o reconhecimento voluntário do filho, de seis meses de idade, durante a realização do Programa Pai Presente na cidade. Foi o primeiro reconhecimento da campanha, que está sendo realizada com os presos provisórios e com condenação definitiva na comarca. O reconhecimento ocorreu durante audiência de instrução criminal da qual o preso participava.

A mãe da criança compareceu ao fórum da comarca após a divulgação da realização do programa na cidade. O ato foi realizado na presença da juíza Célia Regina Lara e do tabelião Leonardo Fernandes Pedroso. A mulher já saiu do fórum com o novo registro de nascimento do filho, no qual constam os nomes do pai e dos avós paternos.
Para a juíza Célia Regina Lara, o primeiro reconhecimento de paternidade na campanha realizada com os presos “representa um incentivo a ser seguido pelos demais detentos. O incentivo é o maior exemplo”, afirmou. O Programa Pai Presente está implantado em aproximadamente 70% das comarcas e busca o reconhecimento voluntário de paternidade. Não há custos. Em Goiás, é coordenado pelo juiz-auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Ronnie Paes Sandre. (Texto: Jéssica Fernandes - Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)