O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, inaugurou, nesta sexta-feira (27), o fórum da comarca de Itajá, o primeiro de sua administração. O novo prédio reúne espaço físico e todos requisitos adequados às condições de trabalho, atendendo aos anseios dos jurisdicionados. 

Em seu discurso, Leobino Chaves ressaltou que a partir de agora o juiz da comarca de Itajá terá maiores preocupações e responsabilidades, não só porque recebe as instalações novas, mas sobretudo, segundo ele, pelo comprometimento e entusiasmo pessoal em cumprir novas metas, em especial as estabelecidas para atender aos objetivos da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau, instituída pela Resolução n°194/2004, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Em maio passado, o TJGO assumiu o compromisso público de aperfeiçoar os serviços de primeira instância em qualidade, celeridade, eficiência e eficácia. Para tanto, como primeira providência, expedi convite aos magistrados e servidores do primeiro grau para indicarem nomes dos integrantes do Comitê Gestor Regional", reafirmou.
O desembargador-presidente fez ainda um balanço de obras das gestões que o antecederam. Segundo ele, com esta inauguração somam-se 110 prédios construídos e entregues às comarcas da capital e do interior do Estado. "Encontra-se em fase adiantada a construção do fórum cível da comarca de Goiânia, obra importantíssima para reduzir a taxa de congestionamento dos processos em tramitação e a intensa movimentação de público no atual fórum cível da capital", pontuou, ao dizer que a conclusão da obra tem previsão para outubro de 2016.
O juiz Adenito Francisco Mariano Júnior lembrou que está na comarca desde 2004, e, no início, encontrou dificuldades, pois o fórum ficava em um prédio cedido pelo Poder Executivo e a estrutura não comportava o crescimento do Poder Judiciário local. Afirmou, ainda, que decidiu procurar o presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves, enquanto esteve à frente do Judiciário Estadual no mandato-tampão, para pedir a construção do novo fórum, e foi atendido. “O prédio seria construído com 642 metros, mas o desembargador Leobino autorizou para que fosse realizada nova licitação e novos projetos para que fosse maior. Então, a autorização desse prédio que está sendo inaugurado foi feita pelo senhor. Por isso, faz parte da nossa história”, disse ele, quando agradeceu ao desembargador-presidente.
De acordo com o magistrado, o novo prédio possibilitará um melhor atendimento à população pelos serviços judiciários, bem como aos operadores do Direito e funcionários, oferecendo condições físicas mais adequadas e favoráveis para que a prática forense seja desempenhada com rapidez e qualidade. “Basta olhar o rosto alegre de cada um aqui para ver como estamos recebendo essa obra. E afirmo com toda certeza que, se a prestação jurisdicional já era boa, melhorará ainda mais”, garantiu Adenito Mariano.
O prefeito de Itajá, Luciano Leão, anunciou que o momento ficará na história da cidade e o fórum é o maior prédio público do município. “A comunidade da comarca de Itajá tem agora um espaço próprio, de fácil e amplo acesso, onde os conflitos são resolvidos com celeridade e eficiência. A luta foi do Judiciário, mas a conquista é da população”, afirmou.
O representante do governador Marconi Perillo, o secretário de Governo Henrique Tibúrcio Peña, ressaltou que a iniciativa em dar total atenção ao interior é a demonstração de uma Justiça mais acessível, ágil e digna. Tibúrcio destacou que o Judiciário goiano sempre esteve na vanguarda do País pelas suas ações inovadoras na melhora da prestação jurisdicional, resultando, assim, num serviço digno e de qualidade aos goianos que buscam a Justiça. “Embora licenciado, ainda sou advogado e sei o que representa essa obra. E posso afirmar que temos o melhor Judiciário do País. A Justiça goiana está atenta às necessidades atuais e futuras dos seus jurisdicionados”, elogiou.

Homenagens
Ainda durante a solenidade de inauguração, o presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves, recebeu os títulos de cidadão dos municípios de Itajá, Aporé e Lagoa Santa. “Agradeço as homenagens prestadas, não por merecimento do homenageado, mas pela nobreza de caráter dos homenageantes, aqueles moradores destas cidades, aqui representados pelos poderes Executivos e Legislativo. “Muito me honra em pertencer a essas comunidades de cidadãos dignos e laboriosos”, ressaltou.
Além do desembargador-presidente, o juiz Adenito Mariano e o promotor André Luiz Ribeiro Duarte receberam Moção de Aplausos, pelos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário local.
Também estiveram presentes na solenidade o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho; os desembargadores Fausto Moreira Diniz e Itamar de Lima; a juíza Ana Maria de Oliveira; o promotor André Luís Ribeiro Duarte, bem como também diretores de área do TJGO, autoridades estaduais e municipais; servidores e população. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO).

Veja galeria de fotos

Leia mais:

Presidente do TJGO entrega novo fórum da comarca de Itajá