Em apenas um ano, o Poder Judiciário de Goiás já desempenhou 49,2% da estratégia proposta no Plano de Gestão 2015/2017. A avaliação foi feita pelo secretário de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Luís Maurício Bessa Scartezini, que apresentou os resultados preliminares durante a 2ª Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, e ao corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho. 

Segundo expôs Scartezini na reunião realizada na quinta-feira (28) no Salão Nobre da Presidência, os frutos positivos colhidos neste primeiro ano de gestão dão cumprimento efetivo à Meta 17 do TJGO, que é atingir no mínimo 75% do desempenho previsto no plano. “É interessante observar que na metade da gestão, também já chegamos a metade do desempenho previsto na Meta 17. Na primeira RAE esse índice era de 22,2% e após quatro meses saltou para 49,2%””, enalteceu.

Outro ponto enfatizado por Scartezini (foto) diz respeito ao atendimento da Meta 18, que dispõe sobre a execução de 90% do orçamento estratégico do Judiciário e deve estar alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Scartezini evidenciou o fato de o TJGO ter atualmente 75,1% do orçamento dos projetos em execução e vislumbrou que pelo ritmo célere adotado as metas devem ser cumpridas em tempo hábil até o fim da gestão. “Quando cumprimos as metas, consequentemente, aperfeiçoamos e tornamos mais ágil a prestação jurisdicional, que é a nossa atividade fim. Denominamos as metas de estruturantes, pois propiciam melhoria a longo prazo e transformam a realidade do Judiciário com o tempo. Não podemos esquecer que estamos preparando o caminho para as futuras gestões, já que o plano é vinculado aos próximos seis anos””, ressaltou. Veja vídeo

Estiveram presentes na reunião os juízes Reinaldo Alves Ferreira, Márcio de Castro Molinari, Sebastião Assis Neto, auxiliares da Presidência do TJGO, e Ronnie Paes Sandre, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO); diretor-geral, Stenius Lacerda Bastos; administrativo, Wanessa Oliveira Alves, financeiro, Euzébio Ribeiro da Costa Júnior, e do Centro de Comunicação Social, Alziro Zarur, além de servidores da SGE e da Corregedoria.

A Reunião de Avaliação da Estratégia, realizada a cada quatro meses pela SGE, é uma oportunidade de obter uma visão mais ampla do Plano Estratégico e tem como característica uma análise apropriada para a avaliação dos Planos de Gestão 2015/2016 e Estratégico 2015/2020, além de propiciar um balanço dos resultados, ações e projetos e promover os ajustes necessários para os pontos que mais requerem atenção. A Resolução nº 29 do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), de 27 de maio de 2015, define os critérios de participação de todos os integrantes do Poder Judiciário de Goiás nas RAEs. 

Atende, também, a Resolução nº 198/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o sexênio 2015/2020. A RAE atinge os níveis de Gestão da Estratégia, Administrativa e Operacional, os quais integram a Rede de Governança para Resultados da Justiça Estadual de Goiás, que promove o monitoramento e avaliação dos resultados institucionais.

Encontro Anual de Promoção da Estratégia

Nesta segunda-feira (1º), a partir da 9 horas, no Auditório do 2º Tribunal do Júri de Goiânia, a SGE, em parceria com a Escola Judicial, promoverá o Encontro Anual de Promoção da Estratégia. A data do evento coincide com o primeiro ano de gestão do desembargador Leobino Valente Chaves, que assumiu a Presidência do TJGO em 1º de fevereiro de 2015. O vice-presidente do TJGO, desembargador João Waldeck Félix de Sousa, fará a abertura oficial da solenidade às 9h30. Toda a preparação para o evento e o check in list foi realizado na tarde desta sexta-feira (29).

O evento atende a Resolução 198/2014, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e todos os inscritos receberão certificado de participação. Para quem atua nas comarcas do interior, a reunião será transmitida ao vivo pela internet, por meio de um link a ser disponibilizado posteriormente. O encontro é direcionado a magistrados e servidores e tem como finalidade de disseminar maior conhecimento ao público sobre gestão para que possa ser aplicado na prática no dia a dia de cada um. “Mesmo que as pessoas não percebam, as atividades mais simples do cotidiano impactam na estratégia. Quanto mais acesso elas tiverem a informações sobre gestão, maiores as oportunidades de melhorar a rotina em que estão inseridas”, asseverou Scartezini. 

Serão abordados temas como A Experiência à Frente da Coordenação do Comitê Gestor da Justiça Estadual da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, cuja ministração será feita pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Alexandre Miguel, coordenador do Comitê Gestor da Justiça Estadual. Na sequência, a Gestão Estratégica no TJGO será o assunto abordado por Luís Scartezini, que, além de secretário da SGE, é gestor governamental e tem larga experiência na área da administração pública, com ênfase em Planejamento Estratégico, Indicadores de Desempenho, Gestão de Qualidade, de Processos, Melhoria de Gestão e Gerenciamento de Projetos. A professora e consultora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Maria Elisa Macieira ficará responsável pela palestra sobre Gestão Estratégica e Operacional em Unidades Judiciárias. As inscrições e a programação podem ser conferidos na página do evento. (Texto: Myrelle Motta – Centro de Comunicação Social do TJGO)