O diretor do Foro de Goiânia, Wilson da Silva Dias, organiza um mutirão para catalogar objetos pertencentes a processos criminais da comarca de Goiânia. Segundo o magistrado, há “milhares” de bens inservíveis, de autos já arquivados, que serão destruídos, como armas brancas, ferramentas – utilizadas em homicídios ou lesão corporal –, e produtos falsificados, como CDs e cigarros falsificados.

Todas as provas foram coletadas, inicialmente, pela Perícia da Polícia Civil e, em seguida, encaminhadas para o Poder Judiciário, para acompanharem os inquéritos, conforme determina o Código do Processo Penal. Caso sejam detectados objetos de valor, estes poderão ser leiloados, com verbas remetidas às vítimas ou, ainda, à União. Para o diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos, “a iniciativa é de suma importância, devido à carência notória de espaço nas instalações”.

Há quatro depósitos no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que abrigam esses bens. Conforme explica Wilson Dias, será feito um trabalho, junto aos magistrados, “para que seja expedida a destinação mais rápida dos bens, e, até, antes mesmo do julgamento do réu, para não perder o valor de mercado”, com respeito a produtos de roubo, como eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos. (Texto: Lilian Cury/Foto: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)