O Projeto Virtualização dos Processos Administrativos, que faz parte do Programa Governança de Processos, será lançado nesta quinta-feira (9) pela Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), criado pela Portaria nº 82/2015. O projeto visa implantar, no Sistema Proad, todos os processos administrativos que tramitam na CGJGO, com o objetivo de dar transparência, celeridade, economia e eficiência processuais para constante e efetiva melhoria da gestão pública.

 

“A ideia é colocar todos os processos administrativos que estão e estarão em tramitação na CGJGO por meio eletrônico com peças digitalizadas e despachos online. O benefício é permitir que, onde você estiver que tenha acesso à internet e à rede, pode-se acessar o sistema Proad”, pontua Antônio Pires, responsável pela Diretoria de Tecnologia da Informação.

Além disso, com os processos em um único sistema vai ser possível evitar o cadastro em duplicidade, várias pessoas poderão analisar o processo simultaneamente e decisões divergentes em um mesmo processo diminuirão. “Será feito também o acesso ao processo com um código, que permitirá a uma pessoa que não esteja cadastrada com login e senha no sistema Proad ver o processo externamente. É uma facilidade, já que os processos serão eletrônicos. Com isso, serão mais céleres as estatísticas internas e a tramitação interna será mais ágil”, diz Pires.

Para Cássia Aparecida de Castro Alves, diretora de Planejamento da CGJGO, “com o projeto estratégico, a CGJGO vai reduzir o tempo médio de tramitação de todos os processos administrativos, obter economia de material de expediente, além de aplicar a gestão do conhecimento, uma vez que todos os fluxos de processos serão mapeados e divulgados”, pontua Cássia.

O Processo Administrativo Digital, Proad, é o sistema institucionalizado para a tramitação de processos administrativos, por meio digital, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Veja portaria(Texto: Jéssica Fernandes -da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)