O réu Igor Gabriel de Sousa Nascimento foi condenado a 18 anos de reclusão pela morte de Cássio Costa Machado, na madrugada do dia 21 de dezembro de 2014, na cidade de Pires do Rio. A tramitação do processo ocorreu em apenas 113 dias. O julgamento faz parte da Semana Nacional do Júri, que será realizada até sexta-feira (17).

 

 

De acordo com o juiz José dos Reis Pinheiro Lemes, que presidiu o Tribunal do Júri, Igor assumiu a autoria do ato e alegou legítima defesa afirmando ter havido desavença e confronto com a vítima, que o teria provocado e agredido a honra dele e, após o homicídio, fugiu do local. Cássio foi atingido com vários golpes de canivete, que o levaram a óbito.

O acusado foi pronunciado pela prática do artigo 121, parágrafo 2° (motivo fútil), em concurso com o artigo 155, caput, ambos do Código Penal. Por unanimidade, foi reconhecido o delito de homicídio bem como a autoria. Além da reclusão de 18 anos em regime fechado, foi fixado o pagamento de 20 dias-multa.

A 2ª Semana Nacional do Júri vai até sexta-feira (17), com a expectativa de julgar o máximo de processos possíveis de crimes dolosos contra a vida distribuídos até 31 de dezembro de 2009, conforme meta da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). O evento ocorre em todas as comarcas do País, conforme deliberação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em conjunto com todos os Tribunais de Justiça do País. (Texto: Jéssica Fernandes – da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)