Esclarecimentos sobre as questões envolvendo o Poder Judiciário e debates sobre a gestão de presídios, das vagas de menores infratores, execução penal, cumprimentos de mandados, entre outros, foram realizados durante a edição do Projeto Audiência Pública, realizada na comarca de Buriti Alegre, nesta semana, envolvendo magistrados, servidores e autoridades da 4ª Região Judiciária de Goiás. 

“Nosso objetivo é estar mais próximo da nossa coletividade, do nosso jurisdicionado e dos nossos colegas. Essa é uma oportunidade também de esclarecer e mostrar ao cidadão a rotina dos juízes e a realidade do Poder Judiciário”, pontuou o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho. Ele aproveitou para agradecer a todos os juízes que atuaram na Semana Nacional do Júri, realizada no dia 13 a 17 de abril em todas as comarcas do País.

Segundo a juíza Lívia Vaz da Silva, diretora do Foro de Panamá e substituta automática da comarca de Buriti Alegre, o projeto Audiência Pública, realizado pela Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) vem para esclarecer os anseios da comarca. “Esse momento é ímpar que propicia aos servidores e aos colegas dirigir ao corregedor-geral os problemas da comarca. É em conjunto que vamos conseguir superar essas dificuldades”, frisou Lívia.

O escrivão da comarca de Buriti Alegre, Caio de Carvalho Junqueira, apresentou questões pontuais da comarca para serem discutidos, como promotor fixo na comarca, instrução e treinamento para novos sistemas de informática, treinamento de servidores quando ingressam na carreira, morosidade nos processos administrativos e malote digital. Ele também apresentou sugestões para melhorar a produtividade da comarca, como mutirão nas escrivanias e um programa de atividade laboral. “A iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça em realizar as Audiências Públicas é excelente para termos um resultado efetivo. É muito importante a CGJGO ouvir os anseios e necessidades e não só cobrar resultados”, frisou Junqueira.

Também participaram do projeto os desembargadores Nicomedes Borges e Itamar de Lima, o juiz auxiliar da CGJGO, Ronnie Paes Sandre, e o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Gilmar Luiz Coelho; os prefeitos de Buriti Alegre, Marco Aurélio Naves, e de Água Limpa, Sebastião David de Moraes; o delegado titular da Polícia Civil de Buriti Alegre, Marco Antonio Maluf Soller e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção de Buriti Alegre, Fernando Marques Pires.

A 4ª Região Judiciária de Goiás engloba as comarcas de Bom Jesus, Cachoeira Dourada, Goiatuba, Itumbiara, Joviânia, Morrinhos, Panamá e Pontalina. As atividades do Projeto Audiência Pública ocorreram no Auditório do Tribunal do Júri. Veja galeria de fotos (Texto: Jéssica Fernandes;Fotos: Aline Caetano – da Corregedoria- Geral da Justiça de Goiás)