A comarca de Varjão conta, a partir desta quinta-feira (30), com o mais novo fórum do Estado. Criada em dezembro de 1965 e instalada em abril de 1967, a comarca de Varjão recebeu hoje o prédio, que abriga nova sede do Poder Judiciário, uma obra de 995 metros quadrados que abrigará vara única. Prestigiada por desembargadores, juízes, promotores e diversas autoridades estaduais e municipais, a solenidade de inauguração foi dirigida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, acompanhado da diretora do Foro local, juíza Alessandra Cristina Oliveira Louza Rassi.

A obra, custeada pelo Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (Fundesp), atingiu o valor de R$ 2.858.237,00 e foi concluída em 270 dias. O edifício recebe novo mobiliário, equipamentos de informática, sistema elétrico e serviços de telefonia moderna.

O desembargador-presidente frisou que no Plano Estratégico 2015/2020 e no Plano de Gestão 2015/2017, recém-lançados pelo TJGO, constam metas a serem cumpridas e desafios lançados para o biênio da atual gestão. “Todos consonantes com um objetivo central que é tornar mais efetiva a prestação jurisdicional  no cumprimento da missão do Poder Judiciário de realizar justiça”, ressaltou.
Leobino Valente pontuou também que, ao proceder a inauguração, assume o compromisso de voltar a atenção para os interesses e as expectativas da comarca, sempre com o propósito de prestar serviços judiciários da melhor qualidade possível. Porém, o presidente ressaltou a importância da colaboração e comprometimento de todos. “De nada adiantarão novos equipamentos e instalações, prédio moderno, móveis funcionais e ambiente agradável e propício ao trabalho, se a transformação não se operar em cada um de nós e se refletir no relacionamento com as pessoas, especificamente com os usuários da Justiça”, destacou.

A juíza Alessandra Cristina Oliveira Louza Rassi afirmou que o Poder Judiciário goiano, atento às transformações da sociedade, vem buscando aprimorar a prestação jurisdicional para oferecer uma Justiça mais próxima do cidadão, mais célere e eficaz. “Essa nova estrutura, sem dúvida, busca o melhor atendimento da população desta cidade e também objetiva dar condições dignas de trabalho aos servidores da Justiça goiana, visando a melhoria da qualidade e transparência dos serviços prestados, o que, com efeito, proporcionará, direta e positivamente, a satisfação do usuário da Justiça”, observou.

O procurador-geral da Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira, lembrou que foi promotor de Justiça em Varjão e hoje retorna ao local como dirigente do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). Ele parabenizou o TJGO pela entrega da obra. “Isso demonstra um visão social do Poder Judiciário e uma gestão eficiente dos recursos trazendo à população os benefícios que merece”, salientou.
Representando o governador Marconi Perillo, o secretário de Governo do Estado de Goiás, Henrique Tibúrcio Peña, mencionou que o TJGO é destaque no cenário nacional e que vem cumprindo e superando as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A Justiça goiana tem suas dificuldades, a demanda aumenta a cada dia. Entretanto, temos uma das mais eficientes do Brasil e isso é em decorrência de homens como o desembargador Leobino Chaves”, finalizou.

Obras
Ainda em seu discurso, o desembargador Leobino Chaves lembrou que com a inauguração de Varjão, são 111 obras entregues, desde janeiro de 2005, com o fórum de Iporá. “Eventos com este coroam o trabalho das sucessivas administrações do nosso Tribunal de Justiça, em programação cumprida ao longo de dez anos”, frisou.

Leobino Chaves, em entrevista, fez questão de ressaltar que, em seu primeiro mandato como presidente, quando deu continuidade à gestão do desembargador Vítor Barbosa Lenza, licitou a obra do novo Fórum Cível de Goiânia. “Com a conclusão desta obra, prevista para outubro de 2016, terei a satisfação do dever cumprido ao inaugurá-la”, inclusa no Plano de Obras da atual gestão e conforme seu cronograma.

O diretor de obras do TJGO, Luiz Cláudio Dias, enfatizou que o Plano de Obras 2015/2017 contemplará ainda a construção dos dois últimos fóruns que faltam – Nazário e Firminópolis, em fase de licitação.  Além de 26 obras de reformas para 2015 e outras 25 para 2016”, explicou.

Homenagens
A juíza Alessandra Cristina Oliveira Louza Rassi e os servidores da comarca de Varjão homenagearam o presidente Leobino Chaves com uma placa de agradecimento. Além disso, a juíza Maria Socorro de Sousa Afonso Silva e a viúva do desembargador Geraldo Salvador de Moura, que deu o nome ao fórum da comarca, também foram homenageadas pela magistrada.

Também participaram do evento o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho; o presidente do TRE-GO, desembargador Walter Carlos Lemes; ex-presidentes do TJGO Jamil Pereira de Macedo e Charife Oscar Abrão; juizes-auxiliares da Presidência do TJGO, Felipe Vaz de Queiroz e Sebastião José de Assis Neto; o juiz-auxiliar da CGJGO, Átila Naves do Amaral; diretor do Foro de Goiânia, Wilson da Silva Dias; o juiz substituto em segundo grau Fábio Cristóvão de Campos, os juízes Viviam Martins, Flávio Fiorentino de Oliveira, Denise Gondim de Mendonça, Jussara Cristina Oliveira Louza, Vanessa Rios Seabra; o presidente da Associação Goiana do Ministério Público, Benedito Torres Neto; os promotores de justiça Cláudio França e  Wilsomar Alves Moreira. Além de diretores de área do TJGO, autoridades municipais e estaduais. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos