O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, recebeu nesta quarta-feira (6), uma comitiva da comarca de Aragarças, formada pelo juiz local, Bruno Leopoldo Borges Fonseca; pelo prefeito, Aurélio Mendes, e advogados que atuam no Vale do Rio Araguaia. A reunião foi acompanhada pelo juiz-auxiliar da presidência Sebastião Assis Neto, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás, Enil Henrique de Souza Filho, e o secretário-geral da entidade, Júlio César Meirelles.

Na ocasião, todos os visitantes elogiaram a abertura desta gestão do TJGO para receber representantes das comarcas e dos Três Poderes, com uma série de reuniões e encontros que o presidente Leobino tem participado. Em pauta, foi discutido o volume processual existente em Aragarças e as possibilidades para tornar mais ágil o trâmite.

Segundo Leobino, apesar deste momento não ser possível designar mais um magistrado para a comarca, está em andamento o concurso público para juiz substituto, que vai prover 57 vagas, além da previsão de aumentar o quadro de servidores, com o certame unificado que está em fase de nomeação. Enquanto isso, iniciativas como o Justiça Ativa e o Mutirão Previdenciário contribuem para reduzir o quantitativo de processos em espera.

Em Aragarças e nos distritos de Baliza e de Bom Jardim de Goiás, há cerca de 35 mil habitantes, sendo que a região abriga vários assentamentos rurais, entre eles o Oziel Pereira, que é o maior do Estado. “São programas de extrema importância. Pelo perfil dos trabalhadores da região, o quantitativo de ações previdenciárias é muito grande. Com o Mutirão, foi possível realizar, no intervalo de um ano, 2 mil audiências”, comemora o juiz Bruno Fonseca.

A previsão é de que em setembro deste ano seja realizado mais um Mutirão Previdenciário e, ainda no fim do ano, mais um Justiça Ativa. Em 2014, foram promovidas duas edições de cada projeto. Com isso, desde que assumiu a comarca, o magistrado conseguiu baixar de 10 mil para 8 mil o volume processual. (Texto: Lilian Cury / Foto: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos