A Juíza da 10ª Vara Criminal da comarca de Goiânia, Placidina Pires, condenou dois homens a 10 anos de reclusão por latrocínio tentado contra um policial militar. Os réus foram presos em flagrante no dia 6 de fevereiro deste ano e estavam em custódia, desde então, com prisão preventiva posteriormente decretada. Eles não poderão recorrer em liberdade.

Diogo Weuller Dias Santos e Maikon Fontenelle foram acusados de roubar o celular, a pistola e o veículo do policial militar Jader Silva, que estava de folga. Consta dos autos que a vítima tinha combinado de ir a casa de um amigo, também da corporação, que reside no Jardim Novo Mundo. Como ele não sabia o endereço exato, parou o carro em frente a um colégio do bairro e desceu a fim de telefonar para o colega, momento em que foi abordado pelos assaltantes.

Ainda no momento do assalto, o amigo de Jader, o policial Danilo Marques, chegou e repreendeu os réus. Houve troca de tiros e Maikon foi atingido no joelho. Os dois conseguiram fugir, mas uma viatura policial que realizava patrulha próximo ao local ouviu o barulho e conseguiu ajudar na captura dos acusados.

Interrogados, os réus alegaram que não sabiam da profissão da vítima e que a intenção era, na verdade, apenas roubar o celular. No momento em que revistavam Danilo, acharam a arma de fogo e subtraíram o bem. Eles negaram, também, a intenção de roubar o carro, sustentando que entraram no veículo, apenas, para se protegerem dos tiros.

Para a magistrada, há provas e indícios suficientes do crime de latrocínio tentado. “A quantidade de disparos de arma de fogo efetuados à curta distância pelos imputados em face da vítima evidenciaram o animus necandi (dolo) do qual estavam imbuídos no momento da prática criminosa, não alcançando o resultado morte por circunstâncias alheias às suas vontades, qual seja, a imperícia no manuseio de arma de fogo”. Veja sentença. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)