O juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 1ª Vara Criminal de Goiânia, recebeu denúncia contra o vigilante Tiago Henrique Gomes da Rocha pelo homicídio contra o morador de rua Wesley Alves Guimarães. O magistrado também decretou a prisão preventiva do denunciado, com “fundamento na garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal”.

Wesley Guimarães foi morto por volta da 1h35 de 9 de fevereiro de 2013, quando dormia sob a marquise de uma loja na Avenida C-4, no Jardim América, em Goiânia. Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado de Goiás, com base no inquérito da Delegacia de Investigação de Homicídios, Tiago Henrique, em sua motocicleta, parou em frente a vítima, desceu do veículo e deu um tiro na cabeça da vítima.

O vigilante foi preso no dia 14 de outubro de 2014 e confessou o crime à autoridade policial. Ele contou à polícia que, no dia do crime, teria bebido e saído de casa de moto. Afirmou que, ao passar pela Avenida C-4 se deparou com a vítima sob a marquise da loja e cometeu o homicídio. Revelou que o desejo de matar pessoas era maior do que o temor de ser pego e que a euforia que sentia ao cometer os homicídios passou a ser imediata ao ato.

Ao receber a denúncia, Jesseir de Alcântara afirmou estarem presentes os indícios de autoria contra Tiago Henrique, pelos depoimentos prestados pelas testemunhas do inquérito policial, além da sua confissão, “perfazendo assim o pressuposto da prisão preventiva do fumus comissi delicti (fumaça de cometimento do crime)”. O magistrado escreveu também que no decorrer da investigação ficou constatado o alto grau de periculosidade do vigilante e que, por meses, a sociedade goiana se viu assombrada por homicídios sem explicação e sem autoria. “O denunciado não só assumiu a autoria de diversos crimes, como deixou claro que sente compulsão em cometer homicídios, afirmando que não consegue conter o seu desejo homicida”, afirmou.

Audiência
Será realizada na terça-feira (dia 26), a partir das 14 horas, mais uma audiência de processo que apura crime envolvendo Tiago Henrique. Ele será ouvido na 1ª Vara Criminal de Goiânia no caso em que figura como vítima Janaina Nicácio de Sousa. (Texto: João Carlos de Faria/Foto: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social)