Buscar por notícias

Calendário de Notícias

Julho 2017
S T Q Q S S D
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
 

Notícias do TJGO

Sede do Poder Judiciário é transferida para Palmeiras de Goiás nesta quinta-feira, 6

Foi transferida, simbolicamente, durante esta quinta-feira (6), para Palmeiras de Goiás, a sede do Poder Judiciário goiano. Durante todo o dia, em homenagem aos 112 anos de emancipação do município, a cidade será considerada a capital do Estado, o que implicou, também, na mudança para o local dos demais Poderes que formam o Estado.

Além da presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, participaram da cerimônia de abertura de instalação dos Três Poderes em Palmeiras de Goiás, realizada nesta manhã, o governador Marconi Perillo; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, José Vitti; o prefeito da cidade, Vando Vitor, além de outras autoridades políticas, como o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Para a desembargadora Beatriz Figueiredo Franco (foto), a importância da transferência da capital vai além do caráter político, uma vez que a aproximação dos Poderes com a cidade traz benefícios para sociedade de maneira geral. Durante seu discurso, a desembargadora anunciou a implantação de um Centro Judicial de Solução de Conflitos (Cejusc) na comarca em um futuro breve. “O Poder Judiciário dá sua parcela de contribuição com o município com a instalação do Cejusc aqui. Já dialoguei com o juiz desta comarca para viabilizar a breve instalação”, anunciou a magistrada.

O governador Marconi Perillo falou sobre o ineditismo da iniciativa. “Não há registro na história de Goiás de um momento como este, em qualquer cidade do Estado, em que transferimos os Três Poderes e seus três chefes são de uma mesma cidade”, afirmou Marconi, se referindo ao fato de, coincidentemente, José Vitti, Beatriz Figueiredo Franco e o chefe do Executivo serem cidadãos palmeirenses. O prefeito da cidade se afirmou honrado com o dia marcante. “Ficará na história de Palmeiras esse dia tão importante em que os Três Poderes aqui se encontram”. A cerimônia de abertura de instalação dos Poderes foi encerrada com desfile cívico-militar da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Colégio Militar.

A nova capital

Palmeiras de Goiás está localizada a cerca de 94 quilômetros de Goiânia, possui população estimada em aproximadamente 26 mil habitantes e PIB per capita 29.753,91, segundo o IBGE. Anteriormente denominada vila de São Sebastião do Alemão, foi elevada à condição de cidade por meio da Lei número 269, de 6 de julho de 1905. Até então, o município pertencia a cidade de Goiás até tornar-se independente política e economicamente na data mencionada. (Texto: Érica Reis Jeffery. Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos: