Buscar por notícias

Calendário de Notícias

Novembro 2017
S T Q Q S S D
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3
 

Notícias do TJGO

Desembargadora Sandra Regina participa do 43º Encontro Nacional de Estudantes de Economia

A presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica Familiar e Execução Penal, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, participará,  nesta quarta-feira (19), pela manhã, do 43º Encontro Nacional de Estudantes de Economia (ENECO), que está sendo sediado em Goiânia, desde domingo (16). O certame está sendo realizado em quatro unidades da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Samambaia,  e terá prosseguimento até domingo (22), com amplas discussões sociais, políticas e  econômicas.

De acordo com o coordenador da Comissão Jurídico-Financeira - Eneco 2017, Vítor Sousa de Albuquerque,  dentre os assuntos e temas do encontro, será observada  a utilização do dia 19 como o Dia da Desconstrução. Ele será um dia exclusivo de discussões acerca de todos os problemas sociais que afetam a economia e  política do pais, com destaque também para a violência doméstica e o tráfico de seres humanos (principalmente de mulheres em Goiás).

Para Vítor Albuquerque, “tendo em vista o enfoque deste encontro em propor solução/inovações aos problemas levantados, como  adoção de determinadas medidas políticas, sociais e econômicas é inegável a importância e relevância do apoio institucional da Coordenadoria Estadual da  Mulher em situação de Risco Doméstica Familiar e Execução Penal”. A título de colaboração, o Tribunal de Justiça do Estado Goiás (TJGO)  imprimiu  as cartilhas de Combate à Violência Doméstica e de Conscientização dos Diretos das Mulheres que serão entregues no Dia da Desconstrução. Este apoio faz parte também da Meta Nacional nº 8, do Conselho Nacional de Justiça, de fortalecer a rede de enfrentamento à violência doméstica familiar contra as mulheres, observou Sandra Teodoro Reis.

A primeira palestra do Dia da Desconstrução será às 10 horas, sobre Violência Doméstica: Como enfrentar os diversos modos de opressão vivenciados pela mulher, com a secretária de Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira-GO), Gláucia Teodoro Reis.

Na sequência, apresentação dos temas “Feminismo pra quê? Resistência e tensões dentro do movimento, pela professora e doutora em Estudos Literários da Universidade Federal de Minais Gerais (UFMG) Alcilene Cavalcante e pela doutoranda em Sociologia Elismmênia Oliveira, da UFG;  “Direitos Sexuais, reprodutivos e sexualidade. Quão profundo é o vínculo do machismo sobre o corpo da mulher”, por Paula Nogueira, mestranda em Antropologia Social da UFG; e,  por último,  a palestra “desCONSTRUIR: reflexões e alternativas à imanência das ideias”, por Luciana de Oliveira Dias, pós-doutoranda em Direitos Humanos Interculturalidades da Universidade Federal de Brasília (UnB).

O 43º Encontro Nacional de Estudantes de Economia (ENECO) tem em sua programação palestras magnas, ciclos de debates, oficinas, apresentações de trabalhos e apresentações culturais tanto para discutir à amplitude dos problemas, alternativas e soluções para o desenvolvimento socieconômico brasileiro quanto para promover a interação e integração das pessoas de diferentes áreas, com interesses correlacionados.  Dentre os palestrantes, Ciro Ferreira Gomes, ex-governador do Ceará;  Eduardo Matarazzo Suplicy, economista e atualmente vereador da cidade de São Paulo; Fernando Haddad,  mestre em economia,  ex-ministro da Educação e prefeito de São Paulo, entre 2013 e 2016; assim como os economistas Otaviano Canuto e Pérsio Arida. (Texto:Lílian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO)