Em sessão solene de homenagem às pessoas que lutaram pela manutenção da zona eleitoral no município de Barro Alto, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, recebeu, na manhã desta terça-feira (23), o Título Honorífico de Cidadão Barroaltense.

Na solenidade também foram homenageados o juiz titular da comarca, Pedro Paulo de Oliveira, o juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral Ailton Fernando Campos e outros representantes de entidades que participaram do movimento pela permanência da zona eleitoral na cidade. A sessão aconteceu às 10 horas, no auditório da Câmara Municipal, que ficou completamente lotado.

Em seu discurso, Leobino Valente Chaves destacou a recente vitória do município. “Refiro-me à satisfação geral manifestada em Barro Alto pela brilhante conquista ao final do processo de rezoneamento eleitoral, quando exsurgiu vitoriosa a campanha, abraçada por todos, que resultou na permanência da 142ª Zona Eleitoral. Todos empunhamos a mesma bandeira, uns mais dedicados, outros mais no apoio, por isso, é justo que os méritos principais devamos atribuí-los aos que mais deles fazem jus, aqueles que batalharam na linha de frente, sob o comando conjunto dos três poderes municipais, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário”. O presidente do TJGO manifestou o reconhecimento ao juiz Pedro Paulo pela luta e brilhante desempenho à frente da comarca. Ao finalizar, manifestou saudação especial ao prefeito municipal, Geraldo Martins; à vice-prefeita, Adriana Alves Rocha; à presidente da Câmara Municipal, vereadora Simone Rabelo, e a todos os vereadores de Barro Alto.
Ao fazer uso da palavra, o juiz Pedro Paulo de Oliveira externou os agradecimentos a toda a comunidade. “Quando recebi a notícia de que a zona eleitoral desta cidade seria extinta, ficamos todos preocupados. Então, propusemos chamar toda a sociedade e todos, indistintamente e com toda energia, foram à luta”. O magistrado disse sentir-se gratificado e alegre pela deferência que a homengem representa. "Nestes tempos em que os mais básicos valores éticos e morais parecem se tornar cada vez mais frágeis – e não só no Brasil mas, infelizmente, em todo o mundo. Afigura-se honra das mais elevadas ser considerado digno de receber esta homenagem”. Ao final o juiz agradeceu a total manifestação de apoio ao movimento por parte do presidente do TJGO quando recebeu a comitiva de Barro Alto em seu gabinete e se colocou à disposição da comunidade para o que fosse preciso.
A entrega da placa alusiva ao Título de Cidadão Barroaltense foi procedida pela presidente da Cãmara Municipal, vereadora Simone Rabelo.
Foram agraciados com uma placa de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município as seguintes pessoas:  
- Joseni Clemente Correia
- Renata Silva Ribeiro
- Cristiano Ramos Cobo
-Jonatas Moreira
- Samyra Apolinário Silvério Diniz
- Rosendo Frantezzy D Felix e Souza
- Anesia Rabelo
- Ubiratam Da Silva Lopes
- Tânia Gomes de Jesus
- Antônio Luciano Batista de Lucena
- Carlos Henrique Campos
- Adriana Alves Pires da Silveira
- Marcos Abraão Roriz Soares de Carvalho
- Rubens Otoni
- José Nelto
- Renato de Castro
- Hélio de Souza
- Antônio de Pádua Freitas Júnior
- Vilmar Rocha
- Dinair José de Andrade
- Geraldo Martins
- Pedro Paulo de Oliveira

(Texto e fotos: Wagner Soares/Centro de Comunicação Social - TJGO) Ver galeria de fotos