Terminou, nesta sexta-feira (26), em Ceres e Goianésia, o módulo teórico do Curso de Técnicas de Conciliação, promovido pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), conforme a resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os cursos foram realizados no Centro Universitário de Goianésia - UniEvangélica e Centro Universitário de Ceres - Unievangélica. Em Ceres, foram capacitados 32 novos conciliadores. O curso foi ministrado pelos instrutores Érica Fernanda Teixeira, Rodrigo Sant'Ana Nogueira, Priscila Acioli Silva e Maria Perpeto Socorro Fernandes de Melo, formados pelo Conselho Nacional de Justiça.

Já na UniEvangélica de Goianésia, foram capacitados 64 conciliadores e as aulas foram ministradas pelos instrutores Daniela Correia Xavier, Edneusa Maria Aparecida, Ribeiro, Henrique Duran Duarte, Airton Machado, Thaynara Teleste e Souza, Camilla Matsuura de Lima, Nilma Soares da Silva Bicalho e Viviane de Oliveira Penna, do Conselho Nacional de Justiça. O curso ainda contou com a presença do juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Goianésia, Decildo Ferreira Lopes.

Para estarem habilitados como conciliadores, os alunos ainda deverão realizar o estágio supervisionado por um instrutor, com dez audiências e mais 30 horas de estágio autossupervisionado, elaborar relatório das audiências e ser aprovado pelos instrutores. (Texto: Gustavo Paiva - estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)