A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) promoveram, na semana passada, o Curso de Técnicas de Conciliação e Treinamento Prático das equipes da Justiça Móvel de Trânsito da comarca de Anápolis.

Os cursos foram realizados no Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica). Em Anápolis, foram duas turmas, a primeira capacitada no Curso de Conciliação Judicial, nos moldes da Resolução 125/2010 do CNJ e ministrado pelas instrutoras do Conselho Nacional de Justiça: Creuzeny de Matos Silva, Telma Gomes de Freitas Vieira e Claudiane Alves da Silva, que capacitaram 24 novos conciliadores.

A segunda turma foi composta por agentes de trânsito da Companhia Mununipal de Trânsito e Transportes (CMTT), Polícia Militar do Estado de Goiás e Conciliadores da Justiça Móvel de Trânsito. Participaram 43 alunos e o treinamento foi ministrado pelos instrutores José Simões de Lima Júnior e Gildário Nunes Freitas. O juiz coordenador do 3º Centro Judiciário da Comarca de Anápolis, Algomiro Carvalho Neto, também participou do evento.

Para estarem habilitados como conciliadores, os alunos ainda deverão realizar o estágio supervisionado por um instrutor, atuando em 10 (dez) audiências reais de conciliação e mais 30 horas de estágio autos supervisionado, elaborar relatório das audiências e ser aprovado pelos instrutores. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: comarca de Anápolis - Centro de Comunicação Social do TJGO)