O juiz Rodrigo de Castro Ferreira, da comarca de Itumbiara, participou no dia 19 da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), com crianças de escolas da rede pública da cidade. A iniciativa da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) reuniu alunos do 5º ano, com atividades e concurso de redação.

Para o magistrado, “o Poder Judiciário tem a responsabilidade institucional de se aproximar das crianças e contribuir para suas formações moral e cívica. Participar de uma formatura do programa como esse estimula os menores a se afastarem da violência e das drogas”. Em 1990, o magistrado relata que participou de programa similar e lhe marcou como experiência positiva na infância. “Foi importante para minha formação. Iniciativas assim precisam ser valorizadas”, afirmou.

Proerd

O Proerd tem caráter preventivo e conscientizador a respeito dos malefícios causados pelo consumo de droga à saúde e à sociedade. O currículo oferece atividades interativas, educativas e lúdicas a respeito do tema, para envolver crianças e adolescentes do 5º ao 7º ano. Criado em 1983, em Los Angeles, Estados Unidos, o Proerd chegou ao Brasil em 1992 e já recebeu mais de 600 mil alunos. (Texto: Centro de Comunicação Social do TJGO)