A Comissão do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) reuniu-se pela primeira vez nesta segunda-feira (29). No encontro, realizado na Ouvidoria do Poder Judiciário, ficou definida a data de assinatura do Termo de Adesão, que designará as equipes de trabalho que elaborarão os planos de ações.

Além disso, uma agenda foi estabelecida e marcada mais uma reunião para o dia 3 de agosto para dar prosseguimento aos trabalhos. “Após a validação pela comissão, o Plano de Logística Sustentável (PLS) será encaminhado à Corte Especial para aprovação, o que deve acontecer até o dia 26 de agosto”, ressaltou Eduardo Borges, secretário do Núcleo de Responsabilidade Socioambiental do TJGO.

O presidente da Comissão do Plano de Logística Sustentável, desembargador Luiz Eduardo Sousa, ficou entusiasmado com esse PLS, que, na sua opinião, prima pelos conceitos de sustentabilidade ecoeficiência e desenvolvimento sustentável, vez que pretende a médio prazo atender as necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras em prover suas próprias demandas. Em última análise, ele observou, conseguir produzir mais e melhor com menos recurso e com baixa produção de resíduos.

“É uma iniciativa de vanguarda que implicará numa mudança de mentalidade para o bem-estar de toda administração do Poder Judiciário. Se cada um fizer a sua parte, teremos uma administração saudável que repercutirá enormemente no destinatário final do nosso serviço judiciário que é o cidadão”, frisou o desembargador.

Na ocasião, estiveram presentes, além do presidente da comissão, desembargador Luiz Eduardo Sousa, o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Felipe Vaz de Queiroz; o secretário de Gestão Estratégica do TJGO, Luís Maurício Bessa Scartezini; a diretoria Administrativa do TJGO, Wanessa Oliveira Alves; a diretora de Planejamento da SGE, Eunice Machado Nogueira; o assessor jurídico da Diretoria-Geral, Murilo Júlio da Silveira Negrão; Ana Cláudia Coutrim, da Diretoria de Informática; Larissa Wenceslau Rodrigues, da Diretoria Judiciária; Flávia Osório, da Diretoria de Recursos Humanos; Rogério Jayme, presidente da Comissão Permanente de Licitação e os servidores do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental, Eduardo Borges Sousa e Claudivina Batista Rosa.

Resolução

A Comissão do Plano de Logística Sustentável do TJGO atende a Resolução n°201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a todos os órgãos do Poder Judiciário a implantação dos respectivos Planos de Logística Sustentáveis, voltados ao aperfeiçoamento contínuo da gestão ambiental, social e econômica.
A Resolução foi aprovada em março e determina a criação de unidades ou núcleos socioambientais por parte dos órgãos e conselhos do Judiciário que terão a competência de implementar o PLS.

Integrantes da Comissão

Conforme Decreto Judiciário n°1739/2015, a comissão é presidida pelo desembargador Luiz Eduardo Sousa, com coordenação do juiz auxiliar da Presidência, Felipe Vaz de Queiroz. Integram ainda, os diretores de área Wanessa Oliveira Alves (Administrativa), Luiz Mauro de Pádua Silveira (Informática), Lígia Beatriz de Bastos Carvalho (Recursos Humanos) e Márcia Perillo Fleury Barcelos (Judiciária), além de Rogério Jayme (presidente da Comissão Permanente de Licitação), Luís Maurício Bessa Scartezini (secretário de Gestão Estratégica do Goiás), Murilo Júlio da Silveira Negrão (assessor Jurídico da Diretoria-Geral), Eduardo Borges Sousa (secretário do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental) e Claudivina Batista Rosa (assessora Auxiliar do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental). ( Texto:Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)