corregedoria - fachadaA partir desta quinta-feira (16) as certidões cíveis da comarca de Goiânia voltam a ser emitidas gratuitamente. A emissão sem custos para o cidadão abrange também certidões no âmbito criminal.

A emissão de certidões cíveis e criminais online e gratuitas para a população de todo o Estado de Goiás foi possível graças ao Provimento 09/2015, assinado pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, em março deste ano. O documento promove a cidadania e democratiza ao cidadão o acesso a esse tipo de documento.

Para ter acesso ao sistema de certidões, basta acessar o site www.tjgo.jus.br e clicar em seção de serviços (lado esquerdo do site). Em seguida, em "Emissão de Certidões" e, por fim, em "Certidão Nada Consta". São solicitados o nome da pessoa interessada, o CPF, nome da mãe e data de nascimento, além do tipo de área desejada.

Caso haja cadastro positivo, o sistema vai remeter o usuário ao Cartório Distribuidor da comarca local e, assim, a certidão não será emitida. A autenticidade das certidões eletrônicas também poderá ser verificada pela internet. (Texto: Jéssica Fernandes e Mardem Costa Jr. - da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás)