Após três meses de implantação do Plano de Logística Sustentável (PLS), do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a comarca de Hidrolândia já começa a perceber os primeiros resultados das novas práticas voltadas para a questão ambiental. Na tarde desta quinta-feira (17), os servidores participaram da palestra Consumo Sustentável promovida pelo Núcleo de Responsabilidade Socioambiental (NRSA). O objetivo é sensibilizar os trabalhadores do Foro local para adotar medidas que ajudem na preservação do meio ambiente, utilizando de estratégias sustentáveis.

Hidrolândia é a comarca piloto neste projeto. Segundo a diretora do Foro local, juíza Wilsiane Fortunato Sousa, os servidores estão empolgados com as novas medidas adotadas pelo PLS. As impressoras foram configuradas para impressão em frente e verso, que são feitas somente para documentos de trabalho. Para a limpeza do prédio está sendo gasto o menor volume de água possível, além de ações de sensibilização para economia de energia elétrica, sendo desligados os aparelhos eletrônicos e lâmpadas logo após o uso. Para reduzir a carga dos aparelhos de ar condicionado, os servidores têm utilizado em uma potência acima de 20°C.

A equipe da diretoria de obras esteve no fórum local para estudar novas medidas de economia. Uma das iniciativas será a substituição das lâmpadas fluorescentes por LED. Até o final do primeiro semestre deste ano, a equipe do Núcleo vai realizar um balanço para identificar o resultado dessas ações. De acordo com Eduardo Borges, secretário do NRSA, a expectativa é expandir o PLS para as outras comarcas do Estado dando cumprimento a resolução n°201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A palestra proferida por Tatiane Basandulfo, tutora dos cursos de Educação a Distância da Escola Judicial de Goiás. (Lilian de França e Geovane Gomes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos: