O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) aderiu à campanha de conscientização contra o tráfico de pessoas, na Semana de Mobilização da Campanha Coração Azul, realizada de 27 a 31 de julho em todo o País. Atendendo a ofício do juiz Rinaldo Aparecido Barros, membro do Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento e Efetividade das Demandas Relacionadas ao Tráfico de Pessoas (Fonatrape), o Edifício Desembargador Clenon de Barros Loyola, sede do TJGO, no Setor Oeste, recebeu iluminação especial de cor azul, utilizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

O dia 30 de julho foi instituído como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e vários países se mobilizam por meio da Campanha Coração Azul, lançada no Brasil, em 2013, pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).


A Semana de Mobilização da Campanha Coração Azul está sendo realizada em todo o País, sob a coordenação do Ministério da Justiça. O objetivo é alertar sobre este grave problema social e prevenir novas vítimas. As ações contam com apoio da Rede de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante, dos Comitês Sociais do Coração Azul, Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap), além de órgãos públicos e não-governamentais. A participação do TJGO, um dos primeiros Tribunais a aderir à Campanha, se dá no âmbito do Fonatrape, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Desde 2010, o TJGO tem participado ativamente e proporcionado o apoio necessário às campanhas de conscientização contra o tráfico de pessoas, explica o juiz Rinaldo Aparecido Barros. Segundo ele, "em 2012, sob a primeira gestão do desembargador Leobino Valente Chaves, sempre sensível à necessidade de se enfrentar essa grave violação à dignidade da pessoa humana, foi realizado em Goiânia o 1º Simpósio Internacional para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, em parceria do TJGO com o CNJ e representantes de seis países, em uma ação pioneira, dentro do Poder Judiciário, que passou a atuar de maneira integrada com as demais instituições, no combate a essa chaga humana".


O juiz Rinaldo Aparecido Barros explica que o coração azul simboliza o “coração sofrido da vítima e o coração frio do traficante”. Segundo ele, relatório do Serviço Jesuíta a Migrantes (SJM), elaborado pelo Instituto Universitário de Migrações, sediado em Comillas, na Espanha, aponta que o tráfico de seres humanos movimenta de 7 bilhões a 10 bilhões de dólares por ano. Ainda de acordo com números fornecidos pela magistrado, com base no relatório, 2 milhões de crianças estão sujeitas à prostituição em todo o mundo e 20,9 milhões de pessoas são vítimas do trabalho forçado. O magistrado explica que o SJM apontou que, embora a forma de tráfico mais frequente seja para fins sexuais (79%), também têm de ser considerados a exploração de mão de obra e o tráfico de órgãos. (veja mais informações no site traficodepessoas.org). (Texto: João Carlos de Faria/Foto: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social)