O grave problema do tráfico de pessoas em âmbito nacional e mundial é o tema desta quinta-feira (30) da matéria especial na edição das 10 do jornal do Canal Globo News (TV Globo), que terá como entrevistado o juiz goiano Rinaldo Aparecido Barros, membro do Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento e Efetividade das Demandas Relacionadas ao Tráfico de Pessoas (Fonatrape). O programa acontecerá ao vivo, às 11 horas, e o assunto será debatido em vários aspectos. 

 

Atendendo a ofício encaminhado pelo magistrado à Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) neste mês, o Poder Judiciário de Goiás aderiu à campanha nacional de conscientização contra o tráfico de pessoas, e, por essa razão, o Edifício Desembargador Clenon de Barros Loyola, sede do TJGO, no Setor Oeste, recebeu iluminação especial de cor azul, utilizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa faz parte da Semana de Mobilização da Campanha Coração Azul, realizada de 27 a 31 de julho em todo o País, sob a coordenação do Ministério da Justiça. Instituído como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o dia 30 de julho passou a ser símbolo de vários países na luta contra esse crime por meio da Campanha Coração Azul, lançada no Brasil, em 2013, pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

As ações contam com apoio da Rede de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante, dos Comitês Sociais do Coração Azul, Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap), além de órgãos públicos e não-governamentais. A participação do TJGO, um dos primeiros tribunais brasileiros a aderir à campanha, se dá no âmbito do Fonatrape, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). (Texto: Myrelle Motta- Centro de Comunicação Social do TJGO)