Os bons resultados do programa Atualizar, executado pela Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), chamaram a atenção da Corregedoria de Justiça da Região Metropolitana de Belém, no  Pará, que deslocou os servidores Antônio Carlos de Almeida (na foto, de branco) e Lorena Ramos do Vale (de vermelho) para uma visita técnica iniciada nesta segunda-feira (10). A equipe paraense pode conhecer a rotina de trabalho dos colegas goianos na gestão do programa e também do Sistema Controle, que visa acompanhar o andamento do trabalho das varas espalhadas por todo o território goiano.

O objetivo da equipe da Corregedoria paraense é avaliar a viabilidade de implantação de um procedimento semelhante ao Atualizar nas varas judiciárias da Grande Belém, começando pela capital. “Estamos há cerca de três anos buscando uma ferramenta que uniformize e dê eficiência aos procedimentos das varas judiciais. Fizemos uma pesquisa pelos tribunais de justiça em todo o País e localizamos o projeto, que nos chamou a atenção por sua atuação contínua, pela confiabilidade e a disponibilidade do mesmo via internet”, pontuou.

Ainda de acordo com Lorena, a iniciativa de vir a Goiânia para conhecer os mecanismos de funcionamento do Atualizar contou com o apoio dos juízes auxiliares e dos demais servidores da Corregedoria da Região Metropolitana de Belém. A diretora correcional da CGJGO, Vânia Pires Perillo Cardoso, avalia como positiva a presença dos colegas de judiciário do Pará. “A visita atesta o sucesso e a credibilidade alcançados pelo Atualizar. “A Corregedoria de Goiás fica honrada pelo reconhecimento e ganha um incentivo a mais para manter o serviço num elevado grau de eficiência”, afirmou.

O programa

O Atualizar tem por objetivo a modernização estrutura de trabalho nas unidades judiciárias, estabelecendo assim novos paradigmas gerenciais, tornando-as mais eficientes, o que propicia maior celeridade na prestação jurisdicional. A gestão do programa cria um ambiente mais funcional e apto à realização das atividades cartorárias e serviços judiciais. O coordenador do projeto em Goiás é o juiz Jeronymo Pedro Villas Boas, auxiliar da CGJGO. (Texto: Mardem Costa Jr. - estagiário da Corregedoria Geral da Justiça – Foto: Wagner Soares)