A comarca de São Luís de Montes Belos recebeu, nesta segunda-feira (31), o Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário e atendeu cerca de 300 pessoas em um único dia. Na comarca, os trabalhos seguirão até terça-feira (1°). Anicuns e Paraúna também receberão o Acelerar Previdenciário ainda esta semana.

A expectativa é a de que, durante os cinco dias, sejam realizadas cerca de 500 audiências relacionadas à aposentadoria rural por idade e por invalidez, aposentadoria urbana por idade, auxílio-doença, salário-maternidade e Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). Em São Luís de Montes Belos, para os trabalhos, foram instaladas cinco bancas, nas quais atuam os juízes Rodrigo de Melo Brustolin, Everton Pereira Santos, Gabriela Maria de Oliveira, Thiago Cruvinel Santos e o diretor do foro local, Rinaldo Aparecido Barros.

Localizada a 120 quilômetros da capital, São Luís de Montes Belos é umas das mais importantes cidades da Região do Centro-Oeste Goiano. A principal atividade econômica do município está voltada para o setor de serviços, especialmente para o comércio, seguido da pecuária leiteira e de corte. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no município há mais de 800 empresas atuando e o comércio é um dos mais fortes da região.

Respondendo pela comarca de São Luís de Montes Belos há 60 dias, o diretor do Foro loca, juiz Rinaldo Barros, que é titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Jaraguá e responde também por Nerópolis, disse que tramitam na comarca cerca de 7,5 mil processos. De acordo com ele, a demanda previdenciária é considerável. Nesse sentido, para Rinaldo, o Acelerar Previdenciário acelera o julgamento nos processos com atenção especial, “por se tratar de pessoas extremamente carentes, sendo que, grande parte são idosos, também crianças especiais e portadores de necessidades”.

Além disso, para o magistrado a iniciativa faz com que o Judiciário cumpra cada vez mais seu papel na sociedade. “É uma resposta para os jurisdicionados. E foi por meio dessa força-tarefa que a Justiça goiana encontrou uma forma de dar resposta aos que mais precisam. É o Judiciário, cumprimento do papel social, que é atender com prioridade os mais necessitados”, enfatizou. (Texto: Arianne Lopes/Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos