Buscar por notícias

Calendário de Notícias

Maio 2018
S T Q Q S S D
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
 

Notícias do TJGO

Desembargadora Sandra Regina participa de reunião para implantação do Projeto Doar

Reunião com Sandra ReginaA presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Domestica, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, recebeu, nesta sexta-feira (9), em seu gabinete, representantes das instituições envolvidas na implantação do Projeto Doar nas Delegacias Especializadas no Atendimento às Mulheres (DEAM). A iniciativa é resultado de parcerias da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJ-GO), do Ministério  Público do Estado de Goiás (MP-GO) e da DEAN, a partir da identificação da necessidade de efetivar ações essenciais de atendimento humanizado nessas delegacias.

Para sua efetivação, esse projeto propõe a estruturação de uma equipe psicossocial junto à 1ª DEAM do Município de Goiânia, para promover o direcionamento, orientação e acolhimento em rede das mulheres vítimas de violência doméstica e dos agressores nas unidades de atendimento disponíveis no Estado, Município e organizações não governamentais, garantindo a efetividade dos serviços a  eles oferecidos.

Com este projeto, os parceiros visam garantir atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência, no sentido de fortalecê-las no enfrentamento às situações de violência; identificar os fatores de risco e de proteção dessas mulheres, realizando orientações e encaminhamentos necessários;  realizar o acompanhamento após os encaminhamentos, objetivando ter ciência se elas estão sendo atendidas pelas instituições de saúde, educação e assistência social; estabelecer parcerias com a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e Núcleos de Práticas Jurídicas das universidades, na busca de assessoria jurídica gratuita; e a realização de grupos reflexivos com os autores de violência doméstica, para promover a conscientização da importância de relações respeitáveis e equitativas.

Neste encontro, que teve a presença da juíza auxiliar da  (CGJ-GO), Sirlei Martins Costa, e do Secretário Municipal de Assistência Social (Semas), Robson Paixão Azevedo, Sandra Teodoro ressaltou  a importância do projeto, afirmando que  a violência doméstica atinge mulheres de todas as idades, etnias e classe sociais. A presidente da  Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Domestica ressaltou o seu empenho para a  implantação do Projeto Doar. Neste sentido, já está marcado novo encontro com os parceiros, ainda neste mês de fevereiro.

Também marcaram presença na reunião  as representantes da DEAN, delegada Ana Elisa Gomes Martins, e  do MPGO, promotora Emiliana Rezende, e Célia Valadão, secretária municipal de Políticas para as Mulheres. (Texto:Lílian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO)