O juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 1ª Vara Criminal de Goiânia, determinou, nesta quinta-feira (24), a expedição de guia de recolhimento – documento que estabelece o cumprimento da pena do sentenciado na Agência Prisional – de Iterley Martins de Sousa.

Foragido desde 2008, Iterley morava no Ceará. E, segundo a Polícia Civil, ele comandava quadrilha de tráfico de drogas e assassinatos em Goiás. Ele foi condenado pelo 1º Tribunal do Júri de Goiânia, no dia 24 de setembro de 2013, ao cumprimento de 46 anos e 6 meses de reclusão.

Os crimes ocorreram no dia 20 de janeiro de 2008, por volta das 23 horas, em um posto de combustível localizado no Setor Central, da capital. Quatro homens mataram Stefânio Marques da Silva e Walison Gomes Batista e tentaram matar Ludmila Moraes e Arthur Bueno Ponchio de Melo, a mando de Iterlery. Consta ainda que, os denunciados, já falecidos, trabalhavam para o denunciado.

Segundo a Polícia Civil, a vítima Stefânio foi o braço direito do denunciado, mas se desentenderam por disputa do “mercado de entorpecentes”, iniciando uma verdadeira guerra entre eles. Tanto que, foram vítimas um do outro, em emboscadas, sem êxito, sendo que, em uma delas, Stefânio teria lesionado a mulher de Iterley, a deixando tetraplégica.

Segundo a denúncia, os quatro homens que cometeram o crime no posto, já falecidos, eram tidos como “soldados” do denunciado, e, também, incumbidos de eliminar Stefânio caso soubessem do seu paredeiro. No dia do crime, os “soldados” de Iterley foram avisados onde encontrariam a vítima e foram até o posto de combustível. Enquanto um dos homens, motorista do veículo, ficou dando cobertura os outros comparsas desceram com armas em punho, abordaram a vítima e fizeram vários disparos.

Em meio ao tiroteio, foi morto também Alison, que acompanhava Stefânio e outras pessoas que não tinham envolvimento com as vítimas foram feridas. A cena do crime foi gravada pelas câmeras do circuito de segurança do posto de combustível e os assassinos reconhecidos, por testemunhas. (Texto: Arianne Lopes - Centro de Comunicação Social do TJGO)