“Existem condições culturais e sociais que tornam o Brasil terreno fértil para a corrupção?” Este será um dos temas da palestra proferida nesta quinta-feira (1º), a partir das 19 horas, pelo juiz Vitor Umbelino Soares Júnior, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Rio Verde. O evento acontecerá no Auditório da Universidade de Rio Verde (UNIRV), e faz parte do 1º Fórum Contra a Corrupção no Brasil. O objetivo é chamar a atenção da comunidade acadêmica e da sociedade em geral para o grave problema que assola o País. 

 

Para Vitor Umbelino, eventos dessa natureza despertam a consciência da população para o efetivo combate à corrupção, principalmente por meio do chamado “controle social democrático”, onde o cidadão é permanentemente vigilante das práticas administrativas aderentes à organização estatal em todas as suas esferas. “Precisamos conscientizar as pessoas desse terrível mal que assola o País. Faremos uma abordagem clara e didática sobre os verdadeiros fatores que influenciaram o alto nível de corrupção hoje existente no Brasil, bem como serão apontadas as possíveis soluções a serem adotadas como medidas eficazes para o enfrentamento da questão”, ressaltou.

Vários temas relacionados à corrupção serão abordados por profissionais da área jurídica, da ciência política e da sociologia a partir de questionamentos propostos pela organização do evento como: “O que eu tenho a ver com a corrupção?”, “O crime de corrupção é diferente de outros crimes”, “A Ética na Vida Profissional”, e “Quais os efeitos que a Operação Lava Jato e seus desdobramentos têm provocado na atual conjuntura institucional e política brasileira?”

O evento é organizado pelo Movimento Mude a Cara do Brasil em parceria com o Poder Judiciário local, Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e Subseção da OAB de Rio Verde. O registro e recolhimento de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular - 10 Medidas contra a Corrupção poderão se realizados por meio do link http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas. (Texto: Myrelle Motta com informações do Juizado de Rio Verde/Foto cedida pelo juízo local)