O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) recebe entre os dias 5 e 16 de outubro a exposição O Universo das Mandalas, no espaço cultural Goiandira do Couto, localizado no hall térreo. O artista plástico Celso Santos vai expor cerca de 30 mandalas artesanais e, ainda, oferecer oficina artística gratuita aos visitantes de todas as idades.

Segundo o expositor, a palavra mandala tem origem no sânscrito e significa círculo mágico. Além embelezar o ambiente, os objetos de arte têm a capacidade de formar um campo de energia favorável. “Representa a relação com Deus, com o dimensional, com o que transcende”, filosofa. Nas inspirações, temas diversos, como o Big Bang, a grande explosão que deu origem à vida e o amor universal, entre povos e raças do mundo.

Oficina

Para participar da oficina, é necessário inscrição prévia, pelos telefones (62) 9648-4719 e (62) 8189-2594. As aulas serão ministradas todos os dias, das 15h as 17h30. Pessoas de todas as idades podem participar e, ainda, integrar o trabalho de uma das mandalas da exposição. “A arte é, também, uma forma de terapia – com o desenho e o trabalho manual, é possível relaxar a mente – por isso, a oficina será uma ótima opção para as pessoas espairecerem, servidores em seus intervalos ou profissionais passando pelo prédio do Tribunal”.

Artista

Celso Santos nasceu em Curitiba, Paraná, reside no Rio de Janeiro, e se dedica à criação de mandalas desde 1998. Autodidata, ele atribuiu seu conhecimento e técnica à pesquisa contínua e ao amor pelo trabalho. Já expôs em vários salões do País.

O artista conta que suas mandalas são intuitivas, transportadas para telas com tintas a óleo, acrílica e outros materiais e texturas diversos. “Atuo de maneira subjetiva, sem o direcionamento de interpretação, pois as mandalas são formas geométricas, sagradas e universais”. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)