Terminou na segunda-feira (5) o módulo teórico do Curso Básico de Mediação Judicial, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), conforme a Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O curso foi realizado no Auditório do Fórum Desembargador Fenelon Teodoro Reis e Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, em Goiânia, e foi coordenado pelo juiz Paulo César Alves das Neves.


Participaram das aulas 56 alunos, em 2 turmas distintas, que tiveram como instrutores Thiago Libano Silva, Michelle Riad Iskandar, Daniela Correia Xavier, Ana Carolina Morais Garcia, Huiara Michelle, Érica Fernanda Teixeira e Creuzeny Matos da Silva. No dia 5, o juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, do 2º Juizado Especial Cível de Goiânia, ministrou uma aula sobre audiências nos juizados especiais para os alunos.

Para estarem habilitados como mediadores, os alunos ainda deverão realizar o estágio supervisionado de 60 horas, com dez audiências de mediação em casos reais, sendo duas como observadores, duas como co-mediadores e seis como mediadores. Terminado o estágio, eles deverão atuar como mediadores judiciais voluntários nos juizados especiais cíveis da comarca de Goiânia, com carga mínima de 16 horas mensais, a fim de que sejam totalizadas 192 horas anuais. Durante o curso foram arrecadados 83 quilos de alimentos não perecíveis, que foram doados à Associação Servos de Deus, localizada na Rua Stª Gertrudes, Setor Coimbra, em Goiânia.