Os 30 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Estado de Goiás vão participar da Semana Nacional de Conciliação, que será realizada entre os dias 23 e 27 de novembro. Pessoas físicas e jurídicas que tenham processos nas áreas Cível e de Família podem procurar os locais para realizar audiências e buscar solução para o conflito.

Durante o evento, serão realizadas audiências e homologados acordos de questões variadas. Para intimar as partes envolvidas na questão judicial é necessário comparecer a um dos Cejusc com documentos pessoais e número do processo até o dia 20 de novembro. Confira a relação dos endereços e telefones dos Centros no link.

Demandas não ajuizadas
Quem deseja resolver questões não ajuizadas pode comparecer ao local de realização da Semana Nacional da Conciliação nos Cejucs. Contudo, como nesses casos não é feita a intimação da outra parte, é necessário que ambos os envolvidos estejam presentes, de forma espontânea. Para casos como divórcio, guarda de filhos e alimentos, por exemplo, é indispensável a presença de marido e mulher.

O evento
A Semana Nacional da Conciliação, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é um esforço concentrado para conciliar o maior número possível de processos e demandas em todos os tribunais do País. Realizada anualmente, a iniciativa envolve todos os Tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito. Na edição do ano passado, em Goiás, o total de acordos alcançados foi de 88%, representando R$ 90 milhões. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)