O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, participou nesta terça-feira (27), da transferência simbólica da capital para Santa Cruz de Goiás. O ato, conforme frisou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é uma deferência ao povo do município que, neste dia, completa 290 anos. A solenidade foi realizada na Praça Julião Calzada, a principal da cidade.

O desembargador Walter Carlos Lemes destacou sua satisfação em representar o Poder Judiciário goiano “neste ato tão importante para Santa Cruz de Goiás, cidade de gente hospitaleira”.O presidente do TJGO  ainda ressaltou o zelo com que ela vem sendo administrada e, também, destacou o trabalho que está sendo feito pelo juiz da comarca, Nivaldo Mendes Pereira, para tornar célere a prestação jurisdicional. A solenidade contou também com a presença do deputado estadual Gustavo Sebba que, à oportunidade, representou o presidente do Poder Legislativo Estadual, deputado Lissauer Vieira; e do prefeito local, Matheus Félix Lopes.

  O prefeito de Santa Cruz observou a importância do ato que, segundo ele, traduz o respeito dos três Poderes Estaduais com Santa Cruz de Goiás, “cidade ricamente cultural e histórica de Goiás”. 

Homenagens

Após a solenidade de instalação simbólica dos três Poderes na cidade histórica, 18 pessoas foram homenageadas com a Medalha da Ordem do Mérito Anhanguera. A comenda foi criada pelo Decreto nº 479, de 24 de junho de 1975, com a finalidade de agraciar pessoas físicas e corporações militares nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, que, por seus relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais, recomendem o reconhecimento do Governo do Estado de Goiás. O agradecimento em nome dos homenageados foi feito pelo deputado estadual Henrique César.

A solenidade de transferência simbólica dos Poderes em Santa Cruz de Goiás, reuniu autoridades do Estado, prefeitos da região, a esposa do presidente do TJGO, Mariazinha Lemes, e moradores do município. (Texto: Lílian de França/Fotos:Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)