A Câmara Municipal de Goiânia homenageou na quinta-feira (29), o juiz Joviano Carneiro Neto, com uma Moção de Aplausos. A homenagem foi solicitada pelo vereador Paulo Magalhães, e, que segundo ele, oferecida como forma de reconhecimento pela humanidade do juiz, que realizou, em Trindade, a audiência previdenciária de um idoso, que, por motivo de saúde, não conseguiu ir ao Fórum local.

Para o juiz, esse reconhecimento recebido "se deve, logicamente, à iniciativa do programa Acelerar Previdenciário, de fazer a concentração desses processos, realizar esses julgamentos em análise mais rápidos, como nesse caso específico de Trindade, que atendemos o idoso, e, três dias depois, ele veio a falecer. “Sem dúvida, para mim, é importante tanto pessoalmente como profissionalmente, porque valoriza a importância do Acelerar Previdenciário”, destaca o magistrado.

O idoso José Antônio de Paula, diagnosticado com câncer no rim e no fígado, comunicou que não tinha condições de comparecer ao Fórum do município, e, que passava a maior parte do tempo na área da sua residência, onde Joviano realizou a audiência. Ele julgou procedente o pedido do idoso e condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (Inss) a conceder à parte o benefício da aposentadoria rural por idade, no valor de um salário mínimo. Três dias após a audiência, o idoso veio a falecer. (Thielly Bueno - estagiária do Centro de Comunicação Social)