Mais de 1,5 mil magistrados de todo o Brasil participam em Rio Quente (GO), de 29 a 31 de outubro, do 22º Congresso Brasileiro de Magistrados. Pela primeira vez no Centro-Oeste, o evento contará com palestras do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, e dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e Luís Roberto Barroso, além de dois palestrantes internacionais. 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, participa do congresso, que é uma realização da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego).

O diretor do Foro de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias (foto), que também é vice-presidente administrativo da AMB e coordenador do congresso, ressalta a importância da realização de um evento dessa magnitude em Goiás. “É uma honra para Goiás o fato de sediar o maior evento da magistratura nacional, momento em que ministros, desembargadores e juízes vão discutir as questões mais proeminentes do Judiciário brasileiro e as recentes alterações legislativas, em especial o Novo Código de Processo Civil”, destacou.

Durante três dias magistrados de todo o País vão debater temas importantes para o Judiciário como o Novo Código de Processo Civil, Democratização do Sistema de Justiça, o Excesso de Litigância no Judiciário, Valorização da Magistratura, dentre outros assuntos. A palestra de abertura será do presidente do STF e do CNJ, ministro Ricardo Lewandowski. Já o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, e o presidente da AMB, juiz João Ricardo dos Santos Costa, farão conferência sobre “Segurança Pública e o Poder Judiciário”.

No período da tarde do segundo dia do evento estão programadas oficinas especiais, quando serão abordados temas como Justiça Restaurativa, Técnicas de Mediação de Conflitos, Prevenção do Estresse e Experiências na Aposentadoria da Magistratura. O conferencista Contardo Calligaris será a atração do último dia do encontro, que terá ainda realização de Assembleia Geral e apresentações de teses. (Texto: Bruno Rocha - Assessoria de Imprensa da Diretoria do Foro)