Com o objetivo de aproximar o Poder Judiciário da população, foi realizada na sexta-feira (13), a última Audiência Pública do ano de 2015 na comarca de Formosa. As audiências públicas foram ressaltadas pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, como uma das ações mais importantes da CGJ-GO, com o objetivo de aproximar e escutar a população. “Tínhamos a meta de visitar 13 Regiões Judiciárias neste ano e a cumprimos. Fizemos 13 Audiências Públicas em todo o Estado”, pontuou o magistrado.

O corregedor-geral ainda enalteceu o trabalho de servidores, magistrados e colaboradores na união para a prestação jurisdicional mais célere e eficaz. “O êxito de uma gestão é possível quando há essa união, quando há troca de experiências e participação de cada um de nós”, afirmou Gilberto, que presidiu a Audiência Pública para a população, servidores e juízes da 6ª Região, que engloba as comarcas de Flores de Goiás, Planaltina, Cavalcante, Iaciara, Alto Paraíso, Posse, Alvorada do norte, Campos Belos e São Domingos. O evento teve a participação do juiz auxiliar da CGJ-GO, Ronnie Paes Sandre; dos desembargadores Carlos Alberto França e Itamar de Lima, do desembargador aposentado Homero Sabino de Freitas e do diretor do Foro da comarca de Formosa, Fernando Oliveira Samuel.
Também participaram o delegado titular da 11ª delegacia regional da Polícia Civil, Joaquim Filho Adorno Santos, o comandante do 16ª Batalhão da Polícia Militar, Major Edson Ferreira Moura; o coordenador das promotorias, Lucas Danilo Vaz Costa Júnior, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Formosa, Marco Aurélio Basso de Matos Azevedo.
As ações desenvolvidas pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás este ano, como as inspeções eletrônicas feitas por meio do Sistema Controle, as inspeções das unidades carcerárias do Estado, certidão on-line gratuita, Projeto Escuta e programa Pai Presente, além dos excelentes resultados obtidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), fizeram parte da pauta da reunião interna e foram pontuadas pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho e pelo desembargador Carlos Alberto França.
Representando os servidores da 6ª Região Judiciária, a escrivã da 2ª Vara Criminal de Formosa, Maísa Carvalho, fez pedidos ao corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, quando requisitou a melhoria da segurança do fórum, equipamentos novos, além do aumento do número de servidores, uma central de mandados unificada e melhor comunicação entre a Corregedoria e as escrivanias. “É muito importante a Corregedoria nos ouvir pessoalmente por meio da Audiência Pública porque isso torna a discussão mais democrática”, pontuou a servidora.
Para o diretor do Foro da comarca de Formosa, juiz Fernando Oliveira Samuel, o Judiciário tem o papel de construção de uma sociedade melhor. “Estamos aqui para escutar todos os pedidos para que possamos melhorar nossa prestação jurisdicional”, conclui. (Jéssica Fernandes - Assessoria de Imprensa da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Goiás)