A busca de melhoria no atendimento ao jurisdicionado, nas condições de trabalho e na produtividade dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Goiânia são objetivos da Diretoria do Foro da Comarca de Goiânia. Para alcançar esses resultados, foi realizada nesta segunda-feira (16), na sala da Diretoria do Foro, reunião entre o coordenador do Sistema dos Juizados Especiais, desembargador Gerson Santana Cintra; o diretor do Foro, juiz Wilson da Silva Dias; os juízes titulares dos juizados; o secretário de Gestão Estratégica, Luís Maurício Scartezini e servidores. 

O coordenador do Sistema dos Juizados Especiais e Turmas Recursais do Estado de Goiás, desembargador Gerson Santana Cintra, fez uma avaliação positiva da primeira reunião após a edição da Resolução 32/2015- que introduz alterações na competência e estrutura dos Juizados Especiais da Comarca de Goiânia. “Uma avaliação nota 10. Tudo que é feito para melhorar a vida do jurisdicionado tem que ter o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás”, afirmou o desembargador Gerson Santana após o término da reunião.

Dentre os temas discutidos na reunião estavam a distribuição e baixa processual, a implantação da Central de Altermações, estatísticas de desempenho, teletrabalho e exemplos de boas práticas. Segundo o diretor do Foro da Comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, as reuniões serão mensais. Ele também fez uma avaliação positiva da primeira reunião após a edição da Resolução 32.

“Essa primeira reunião serviu para fazermos uma análise da nova realidade dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Goiânia quanto à distribuição de processos. E foi bastante proveitosa para a troca de experiências entre os juízes, análise minuciosa da situação de cada unidade, e, ainda, uma oportunidade para que a Diretoria do Foro da Comarca de Goiânia apresentasse o cronograma de apoio aos gabinetes dos juízes na elaboração de minutas de sentenças”, afirmou Wilson Dias.

Na reunião desta segunda-feira (16), o juiz titular do 2º Juizado Especial Cível da Comarca de Goiânia, Aldo Saad Sabino de Freitas, apresentou as boas práticas executadas naquela unidade. Segundo o diretor do Foro da Comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, nas reuniões mensais serão apresentados exemplos de boas práticas. Ele também informou que ficou definido que a Diretoria do Foro da Comarca de Goiânia irá intermediar encontros entre os diretores de secretarias dos Juizados Cíveis, já nos próximos dias, “para fomentar troca de experiências sobre práticas cartorárias”, explicou Wilson Dias.

O juiz Fernando Moreira Gonçalves, do 8º Juizado Especial Cível, enalteceu o apoio da Diretoria do Foro de Goiânia e da Coordenadoria do Sistema dos Juizados Especiais no momento de mudanças e de aumento da demanda nos Juizados Especiais. “Esse primeiro encontro foi produtivo e, com a realização de outros, haverá maior troca de experiências entre os juízes, o que irá nos ajudar neste momento de aumento da demanda nos juizados, que hoje representam a bola da vez no Judiciário”, afirmou o magistrado. Ele também lembrou da importância da realização desses encontros em função da edição da Resolução 32/2015 e elogiou o debate surgido na primeira reunião entre os magistrados. (Texto: Bruno Rocha - assessoria de imprensa da Diretoria do Foro)