070313A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) decretou, à unanimidade de votos, a perda do foro privilegiado por parte do ex-prefeito de Estrela do Norte, Wellington José de Almeida, suspeito de ter participado do assassinato do também ex-prefeito do município Geraldo Nicolau Filho em um motel em Mara Rosa. A relatora do processo foi a desembargadora Avelirdes Almeida Pinheiro de Lemos (foto).

O processo tratava-se de uma representação formulada pela autoridade policial de Mara Rosa que pedia a prisão preventiva de Wellington. A desembargadora Avelirdes Almeida já havia decretado a prisão preventiva do prefeito, em decisão monocrática. O caso agora passa a ser julgado pelo juízo de primeira instância de Mara Rosa.

Quando o crime foi cometido, Wellington era prefeito do município, portanto tinha o benefício do foro privilegiado por prerrogativa de função e somente poderia ser julgado por desembargadores e juízes substitutos em segundo grau. No entanto, Wellington renunciou ao cargo no dia 15 de outubro e, por isso, segundo a desembargadora, ele perdeu tal benefício.

O caso
Consta dos autos que Geraldo Nicolau Filho foi morto com vários disparos de arma de fogo no dia 1º de outubro, no interior do motel Glamour, localizado no trevo de acesso à cidade de Mara Rosa, nas margens da rodovia BR-153. Geraldo teria se dirigido ao motel acompanhado da cunhada de Wellington, Anésia Xavier Peres de Almeida.

Ao se preparar para sair do motel, Geraldo foi surpreendido por dois indivíduos que efetuaram disparos de arma de fogo. Os autores do crime fugiram do motel em dois veículos. Na sequência, Anésia saiu do quarto e fugiu do local. Veja a decisão. (Texto: Daniel Paiva - estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)