Buscar por notícias

Calendário de Notícias

Novembro 2018
S T Q Q S S D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2
 

Notícias do TJGO

Corregedoria prepara 7º Encontro Regional e atividades são encerradas em Luziânia

A Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) retomará em agosto os Encontros Regionais promovidos nas comarcas do interior do Estado. A comarca escolhida para sediar o evento é Caiapônia, que fará parte da sétima edição do projeto, já realizado, desde o início desta gestão (biênio 2017/2019) sob o comando do desembargador Walter Carlos Lemes, em Rio Verde (que abrange a 5ª Região Judiciária), Uruaçu (que alcança as 12ª e 13ª Regiões Judiciárias), Itaberaí (que engloba a 8ª Região Judiciária), Caldas Novas (integrante da 9ª Região Judiciária), Ceres (que compreende a 11ª Região Judiciária) e Luziânia (que é integrante da 7ª Região Judiciária), que encerrou as atividades deste semestre na última sexta-feira (29) com a participação de 25 magistrados e 30 servidores. 

Localizada no Entorno de Brasília, Luziânia sediou durante dois dias (quinta e sexta-feira - 28 e 29) o 6º Encontro Regional que visa, ao mesmo tempo, capacitar os servidores do Poder Judiciário com cursos variados ministrados equipes específicas tanto da CGJGO quanto do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e estabelecer um canal de diálogo aberto com a população para que apresentação de demandas afetas à Justiça a título de sugestões de aprimoramento, reclamações, críticas construtivas, entre outras. No decorrer do evento foram realizadas reuniões com os cartorários locais a fim de aprimorar os trabalhos prestados aos cidadãos e audiência interna com magistrados e servidores.

As audiências tanto interna quanto externa foram precedidas pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, pelo juiz Cláudio Henrique Araújo de Castro, auxiliar da Corregedoria e coordenador-geral dos Encontros Regionais, e pela juíza Renata Farias Costa Gomes De Barros, diretora do Foro local, que agradeceu a presença de todos e a iniciativa da Corregedoria pela realização do encontro. Na audiência externa, foram suscitadas questões diversas como as demandas da Infância e da Juventude referente a falta de vagas nos centros de internação e aumento da equipe multifuncional no Entorno de Brasília. Tanto o corregedor-geral quanto o juiz Cláudio de Castro fizeram questão de esclarecer todas as dúvidas e acolher sugestões e críticas. Ambos reforçaram a importância dos Encontros Regionais como forma de aproximar o Judiciário da sociedade, além de investir na capacitação e valorização dos servidores paralelamente ao evento.

Os servidores da 7ª Região Judiciária, que abrange, além de Luziânia, as Comarcas de Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cristalina, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Novo Gama e Santo Antônio do Descoberto receberam capacitação nas áreas de Gestão de Sistemas relativas ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP 2.0), Proad, Processo Judicial Digital (PJD), Sistema Controle, Contadoria e Execpenweb. Eles são encaminhados para salas específicas, preparadas unicamente para as ministrações dos cursos.

As audiências externas contam com o envolvimento de várias entidades, como Ministério Público, OAB, prefeituras regionais, Polícias Civil e Militar, autoridades judiciárias, associações variadas, entidades religiosas e conselhos tutelares, entre outros. A organização do evento foi coordenada pela Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO. (Texto: Myrelle Motta - assessora de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Fotos: Wagner Soares: Centro de Comunicação Social do TJGO)