Trilhando mais uma vez o caminho de aproximar a Justiça da sociedade, assegurando-lhe o exercício pleno da cidadania, por meio do diálogo aberto, para a busca da solução de demandas diversas, o 3º Encontro Regional da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás acontecerá nas próximas quinta e sexta-feira (19 e 20) e terá a cidade de Itumbiara como comarca sede. O evento abrange a 4ª Região Judiciária, composta por oito comarcas além de Itumbiara, e contará com a participação do corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, e dos juízes Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas e Algomiro Carvalho Neto, auxiliares da Corregedoria.

 

Na abertura do encontro, que acontecerá na quinta-feira (19), haverá um momento especial de interação com a equipe da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). No período matutino, serão ministradas oficinas para os servidores. À tarde, será realizada uma reunião com os representantes dos cartórios extrajudiciais, que será coordenada pelo juiz Algomiro Carvalho Neto, auxiliar da Corregedoria e responsável por esta área pela CGJGO. Na sequência, o juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da Corregedoria e coordenador do Projeto Encontros Regionais, discorrerá sobre as inovações do Novo Código de Processo Civil (CPC) de 2015.

Já na sexta-feira (20) pela manhã, ocorrerá audiência interna com magistrados e servidores com apresentações sobre perícia criminal, orçamento participativo, sistema controle e debates em geral. No início da tarde, o corregedor-geral da Justiça fará a abertura da audiência pública voltada para a população em geral, que terá a oportunidade de expor dúvidas, críticas construtivas e sugestões relacionadas ao Judiciário para o seu real aprimoramento. 
 
Cursos de capacitação
 
Nos dois dias do evento serão ministrados, por profissionais da CGJGO e do TJGO, cinco cursos de capacitação abrangendo as seguintes áreas: Processo Judicial Digital (PJD), Gestão das Serventias Utilizando o Sistema Controle, Contadoria, Proad e Mediação e Conciliação Judicial - Atuação Institucional dos Cejusc's. As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.do/encontroregional3. A valorização de juízes e servidores por meio de capacitações e o compartilhamento de práticas desenvolvidas em cada unidade judiciária para a melhora da prestação jurisdicional, é uma das finalidades do programa e, nesta edição, conta com a parceria direta da Ejug, que certificará digitalmente, ao final, os servidores que participarem dos cursos.

Considerada o portal de entrada do Estado de Goiás, Itumbiara é integrante da 4ª Região Judiciária e alcança oito comarcas: Bom Jesus, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Goiatuba, Joviânia, Morrinhos, Panamá e Pontalina. Na atual gestão, já foram realizadas duas edições dos encontros regionais: em Luziânia (7ª Região Judiciária) e Anápolis (3ª Região Judiciária), com um total de 205 servidores capacitados. (Texto: Myrelle Motta – Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás)