O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, instalou na terça-feira (17) a 2ª Vara (Cível, Criminal – crime em geral, crimes dolosos contra a vida e Presidência do Tribunal do Júri, das Fazendas Públicas, Registros Públicos e Ambiental) na comarca de Itaberaí. O juiz Joviano Carneiro Neto responderá pela nova unidade judiciária. Além da instalação, foi determinado que o acervo cível e criminal, aos crimes em geral da vara judicial, será redistribuído para a nova vara, mantendo-se a proporcionalidade do número de feitos com a mesma competência nas duas varas. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira, e o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Paulo César Alves das Neves, compareceram à solenidade.

Segundo o presidente do TJGO, "a instalação da unidade é importante dada à quantidade de processos na comarca, e nos permite  prestar um melhor atendimento ao jurisdicionado". Walter Carlos Lemes também saudou aos presentes, falou do desenvolvimento econômico de Itaberaí e de sua importância.

O desembargador João Waldeck Félix de Sousa, que é natural de Itaberái, elogiou o esforço da administração do presidente do TJGO na instalação da nova unidade judiciária. “Itaberaí, com quase 60 mil habitantes, tem que ser vista pelo Judiciário com outros olhos, e, felizmente hoje, estamos aqui para a instalação dessa importante unidade", comemorou o desembargador.

Já o diretor do Foro da comarca, juiz Gustavo Braga Carvalho destacou os resultados da comarca, na última edição do programa Justiça Ativa. Segundo ele, foram realizadas mais de 500 audiências de instrução, sendo movimentados ao todo mais de 1.400 feitos na vara judicial. Ele mencionou, ainda, que, nos meses de julho e agosto últimos, a vara movimentou 2.350 feitos e realizou andamento em 1.285 processos," totalizando metade do acervo”. O magistrado  ressaltou, ainda, que contou com a valiosa ajuda dos colegas Joviano Carneiro Neto, Pedro Silva Correa e Ernani Veloso”. Na oportunidade, o presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, recebeu o título de cidadão itaberino, concedido pela Câmara Municipal local.  (Texto: Thielly Bueno - estagiária/ Foto: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social)