O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, reinaugurou, na manhã desta quarta-feira (18), a capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no térreo do prédio do TJGO, com a realização de uma missa de ação de graças, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz.

No início da cerimônia,o desembargador Walter Carlos Lemes prestou homenagem ao presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Aristóteles de Paula e Sousa Sobrinho e ao empresário José Amâncio Pereira, por relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário do Estado de Goiás. O desembargador agradeceu a presença de todos, e mencionou a devoção de sua esposa, Maria da Conceição Machado Lemes, que recebeu o nome em homenagem à Imaculada Conceição. “Independente de religião, este é um espaço de Deus. Sejam bem-vindos todos que vierem buscá-lo”, ressaltou o presidente do TJGO.

A capela foi erguida durante a construção do prédio do TJGO, inaugurado em 1986, e recebeu o nome de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, considerada a Padroeira da Justiça.
Durante a missa de ação de graças, d. Washington Cruz pregou que, no ambiente em que se busca a justiça, não pode faltar a presença de Deus. “Onde se faz justiça e os direitos das pessoas de bem são defendidos, é importante que a luz de Deus nunca falte” discorreu o arcebispo, que também mencionou a importância da intervenção materna de Nossa Senhora na vida e na cultura do povo brasileiro. “O Tribunal de Justiça tem uma mãe, uma mãe bondosa e misericordiosa, que é Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Nem todos aqui professam a mesma fé, mas certamente têm respeito pela mãe do Senhor” complementou o arcebispo.

Espaço de acolhida

Para o diácono da Igreja Católica e responsável pela capela, desembargador Delintro Belo de Almeida Filho, o oratório será um espaço de acolhida para todos que buscam a Deus, independentemente de religião. “É uma alegria a reinauguração deste local sagrado, gentilmente cedido pela administração do TJGO, pois representa a casa de Deus no nosso ambiente de trabalho”, ressaltou o desembargador.

Entre servidores, juízes, desembargadores e autoridades que estiveram presentes na reinauguração da capela, estavam o vice-presidente do TJGO, desembargador Nicomedes Domingos Borges, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), desembargador Carlos Escher. O desembargador Gilberto Marques Filho foi representado por sua esposa, Rubinea Ávila Marques.  (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos