O diretor do Foro da comarca de Anápolis, juiz Ricardo Silveira Dourado, recebeu nesta quarta-feira (18), representantes da direção e do Corpo Docente da Faculdade Anhanguera. O objetivo do encontro foi consolidar o Protocolo de Intenções referente à implantação do Grupo Reflexivo para Autores de Violência Doméstica.

O projeto efetiva a Lei Maria da Penha – artigo 35, inciso V, da Lei Federal nº. 11.340/20006 – e contribui com a formação de profissionais da área de psicologia, além de estudos de extensão desenvolvidos pela instituição de ensino parceira. Na comarca, já existiam alguns grupos reflexivos desde fevereiro de 2018, em parceria firmada com a Associação Educativa Evangélica, mantenedora da Faculdade Raízes, tendo havido agora uma ampliação do projeto.

Segundo o magistrado, “trata-se de projeto necessário e útil no âmbito da comarca, que possibilita, em diversos casos concretos, que teve contato a recuperação do agressor e a reabilitação da família com a quebra do ciclo da violência”. Ele mencionou, ainda, que “as constatações de reincidência e as decretações de prisão preventiva por descumprimento de medida protetiva caíram em larga escala após a aplicação prática dos grupos reflexivos”. (Texto: Thielly Bueno - estagiária do Centro de Comunicação Social)