O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário goiano (CMC), na cidade de Goiás, recebeu na última sexta-feira (20) a visita de Ana Mae Barbosa, professora e orientadora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Na oportunidade, ela participou de uma roda de conversa.

Ana Mae é uma das principais referências brasileiras em arte e educação. Desenvolveu, influenciada diretamente por Paulo Freire, o que chamou de abordagem triangular para o ensino de artes, concepção sustentada sobre a contextualização da obra, sua apreciação e o fazer artístico. A pesquisadora foi, também, a primeira a sistematizar o ensino de arte em museus, quando de 1987 a 1993, dirigiu o Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC). Segundo ela, o CMC está desempenhando um bom trabalho no que diz respeito à acessibilidade e ao cuidado com o patrimônio cultural da instituição.
Para o museólogo e diretor do local, Washington Fernando de Souza, “a presença de Ana Mae veio ao encontro das ações que estão sendo desenvolvidas no Centro de Cultura, como a elaboração do plano educativo do museu", ressaltou.
Também estiveram presentes na visita, professores do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Goiás (IFG). (Texto: Carolina Dayrell - Centro de Comunicação Social do TJGO / Fotos: acervo do Centro de Memória e Cultura)