O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, recebeu na manhã desta terça-feira (24) a visita de cortesia do reitor do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA) e diretor superintendente da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP), Nelson de Carvalho Filho. Na oportunidade, o representante da instituição de ensino propôs o estreitamento da ligação com o TJGO, por meio de intercâmbio acadêmico com a Escola Judicial de Goiás (Ejug) e com a Escola Superior de Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg), para o oferecimento de cursos de mestrado e doutorado para desembargadores, juízes e servidores do Judiciário goiano.

O desembargador Walter Carlos Lemes demonstrou interesse pelo desenvolvimento da parceria, já que o centro universitário propõe a customização da oferta de cursos para servidores e magistrados, de forma que aconteçam em períodos concentrados, ou aos finais de semana, justamente para permitir que os colaboradores possam se aplicar, sem comprometer suas atividades profissionais. “Essa integração entre a universidade e as escolas do Poder Judiciário promove novos aprendizados e o aperfeiçoamento para qualificar ainda mais nossa prestação jurisdicional”, ressaltou o desembargador.

O diretor da Ejug, desembargador Marcus da Costa Ferreira, enxerga com relevância a sinergia entre o TJGO e a instituição de ensino. “Atualmente, a demanda processual é enorme, e essa modulação acadêmica permite não afastar o magistrado de suas funções, evitando assim um déficit ainda maior no quadro de pessoal”.

Para o reitor da UNIALFA e diretor superintendente da FADISP, Nelson de Carvalho Filho, o mercado acadêmico das grandes instituições de ensino não se adequa à realidade profissional do público-alvo dos cursos de mestrado e doutorado, por não oferecer horários alternativos que possibilitem a frequência do discente. “Não queremos fugir à carga horária de nossos alunos. Trabalhamos na modulação dos cursos para que desembargadores, juízes e servidores possam se aperfeiçoar sem comprometer o desempenho de suas atividades profissionais”, disse Carvalho Filho.

Também estiveram presentes à reunião, os juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Cláudio Henrique Araújo de Castro e Sirlei Martins da Costa; o vice-diretor da Ejug, juiz Clauber da Costa Abreu, o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, a secretária-geral da Presidência, Eliene Maria Ramos, e o assessor do TJGO, Fernando Sousa Chaves, além do professor Thiago Matsushita, e da gerente de marketing do grupo José Alves, Karin Kagy. (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)