Buscar por notícias

Calendário de Notícias

Outubro 2018
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

Notícias do TJGO

Recém-criada, comissão se reúne para discutir ações que garantam acessibilidade e inclusão às pessoas com deficiência

cadeiraderodasO Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) criou a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, a fim de atender à determinação da Resolução nº 230/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A comissão, coordenada pela juíza auxiliar da Presidência Maria Cristina Costa, realizou sua primeira reunião nesta quarta-feira (1º) com o objetivo de analisar e desenvolver ações que garantam acessibilidade e inclusão às pessoas com deficiência que trabalham no Poder Judiciário e que são usuárias de seus serviços, como partes e advogados.

Neste primeiro encontro, a comissão decidiu que será encaminhado a todos os diretores do Foro das comarcas do Estado questionário contendo quesitos específicos sobre acessibilidade. Será solicitado, ainda, à Diretoria do Foro de Goiânia, análise e providências para melhor sinalização de vagas reservadas a pessoas com deficiência e idosos no Fórum Cível.

Outra deliberação do grupo foi a solicitação, à Diretoria-Geral do TJGO, para que contate a Escola Judicial de Goiás (Ejug), com o intuito de ofertar curso de capacitação em Libras aos servidores do Poder Judiciário, além de contactar as empresas terceirizadas para que também capacitem seus prestadores de serviços.

1 acessibilidade wsPor fim, os integrantes da comissão deliberaram que a Diretoria de Obras promova o levantamento das unidades judiciárias que ainda necessitam de adaptações de banheiros reservados às pessoas com deficiência, providenciando a correta sinalização desses espaços. Além disso, será encaminhado ofício à Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), sugerindo que oriente aos magistrados a não permitirem a utilização desses sanitários para finalidades diversas, ou por outras pessoas que não sejam deficientes.

Participaram da reunião, além da juíza Maria Cristina Costa, a juíza Denise Gondim de Mendonça, representando a Asmego; Adriana Mesquita, assessora de planejamento da Secretaria de Gestão Estratégica; Livia Fernanda de Oliveira, Karla Bonatti dos Santos Ricciapo e Eunice Alves Lopes, analistas de sistema da Diretoria de Informação; Regina Aparecida Severino e Cybelle Saad Faria, arquitetas da Divisão de Arquitetura; Larissa Conceição Bomfim Alves, diretora da Divisão de Gestão Documental da CGJ; Arlene Máximo de Carvalho assessora setorial de planejamento da Diretoria de Recursos Humanos; Daniela Ferreira Souza Soares e Leir Gomes da Silva, auxiliares judiciário; Eduardo Faria de Araújo, representando Sindjustiça; e o advogado Hebert Batista Alves, representando a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência OAB-GO. (Texto: Gustavo Paiva / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)