Diretora-Geral do Senado-Federal, Ilana Trombka, estará em Goiânia dia 21 de outubro para ministrar palestra sobre o tema As Mulheres na Política e as Cotas do Mercado de Trabalho para as vítimas de Violência Doméstica. Realizado pela Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/GO), o evento, que tem o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), acontecerá no Auditório do Fórum Cível, das 8 às 12h.

Ilana Trombka se destaca pelas ações para promoção da equidade de gênero no Senado Federal. Entre elas, o Programa de Assistência a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Econômica em Decorrência da Violência Doméstica e Familiar, que destina 2% das vagas dos contratos de prestação de serviços continuados e terceirizados do Senado para mulheres vítimas de violência.
Essa ação concorreu ao Prêmio Viva (Premiação da Revista Marie Claire e Instituo Avon em reconhecimento a instituições e pessoas no combate à violência contra mulher) na categoria “Autonomia Econômica e Empreendedorismo”.
O projeto pioneiro implementado pela diretora chamou a atenção de diversas empresas e órgãos públicos que se interessaram em adotá-lo. Desde então, Ilana Trombka percorre o Brasil para proferir palestras que inspirem outras instituições quanto ao assunto. No Senado, serviu de estímulo para o Projeto de Lei nº 244/2017, já aprovado na Casa e, agora, em tramitação na Câmara dos Deputados.
No encontro também serão apresentados outros projetos implantados pela diretora-geral do Senado, entre eles, o Programa de Assistência à Mãe Nutriz que, desde 2016, garante jornada de trabalho de seis horas para as servidoras efetivas e comissionadas, até a criança completar quinze meses de vida. No último dia 3 de outubro, o Ato nº 3/2019 da Comissão Diretora estendeu o benefício para 24 meses.

O Senado Federal é o primeiro órgão público do País a estabelecer um Plano de Equidade de Gênero e Raça (PEGR). O documento indica metas e planifica ações nessa área. O PEGR, que será adotado no período de 2019 a 2021, deve interligar os diversos setores da Casa de modo a construir uma cultura organizacional que expresse valores de igualdade, equidade e respeito.
Todas as ações do Senado possuem alinhamento institucional com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme a agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que orienta a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.
As vagas para a palestra são limitadas. A inscrição pode ser feita por meio deste link: www.tjgo.jus.br/palestramulher.

Trajetória profissional
Ilana Trombka é mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É especializada em Direito Legislativo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduada em Relações Públicas pela PUC do Rio Grande do Sul (PUCRS). É servidora efetiva do Senado Federal desde 1996, onde ingressou por meio de concurso público. Foi coordenadora do Programa 0800 – A voz do cidadão, uma linha direta da Casa com a população, para registrar opiniões e esclarecer dúvidas. Atuou também como diretora da Secretaria de Relações Públicas (2000-2001) e assessora da Secretaria de Coordenação Técnica e Relações Institucionais da Presidência do Senado (2005–2010). Cedida ao Poder Executivo, em 2011, atuou como chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Integração Nacional, onde trabalhou diretamente com programas do Governo Federal. (Centro de Comunicação Social do TJGO)  Confira a programação